ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

Desde a Revolução Indústrial a importância da lucratividade em todos os setores começou a ser mais evidenciado. Onde empresas de todos os tipos e tamanhos começaram a prezar por menos prejuízos. Com isso no agronegócio era , e ainda é, necessário o uso de químicos para controle de pragas que destruem lavouras fazendo com que o negócio agrário perca sua rentabilidade. Ademais , os agrotóxicos foram criados como um parceiro nesse setor sendo, também, muito criticado atualmente, principalmente por ONGs como o Green Peace pelo aumento nos latifúndios do Brasil e por trazer riscos a saúde .


Contudo, a necessidade dos agrotóxicos para a economia é o mais abordado e investido visto como um meio mais rápido e lucrativo. Por consequência, os cultivos familiares ,onde em sua maioria são de produtos orgânicos, não são estimados por se tratar se uma produção mais lenta e em pequena escala se tornando caro na sua compra. São, também, produtos deversificados que ajuda restringir o uso de substâncias químicas pois, a disseminação de pragas nesse tipo de cultivo é mais difícil. Porém, se tratando de cultivo com apenas um tipo de plantio, como os de latifundiários e predominantes, as pragas tem como e onde se produzirem por se tratar de uma mesma espécie plantada e nessas são onde se utiliza mais pesticidas.


Já no que diz respeito à saúde a OMS relata que o excesso de produtos químicos nos alimentos podem trazer além de intoxicação alimentar , arritmias cardíacas e alergias respiratórias. Para a redução dos agrotóxicos é necessário que se lave bem o alimento, tire casca se for possível e tire as folhas das frutas e legumes além de deixar de molho por alguns minutos antes de ingerir. Com isso, é possível reduzir os resíduos químicos.


Com os dados expostos , é perceptível que o agronegócio pode prejudicar tanto a agricultura familiar, de base orgânica que é a mais recomenda, quanto a saúde da população. É necessário que o Ministério do Meio ambiente juntamente com os órgãos competentes incentive a policultura , onde as incidências de pragas são menores, como também o projeto já em pratica do uso de outras espécies de insetos como predadores e a agricultura famíliar como suportes para a diminuição de substâncias em excesso. Resultando assim , em mais qualidade de vida e também ,  um possível barateamento dos produtos orgânicos. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde