ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

 Desde o iluminismo entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. Contudo, ao observar a apatia do Governo pela população e as consequências negativas originadas pelo uso de agrotóxicos na agricultura traz para os seres humanos e para o meio ambiente, verifica-se que o ideal iluminista é constatado apenas na teoria e não desejavelmente, na prática e essa problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país. Nesse contexto, cabe analisar tal postura negligente para a sociedade.


 Primeiramente, é indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas dessa problemática. Segundo o filósofo Aristóteles, a política, deve ser utilizada de modo que, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, as doenças e intoxicações alimentares gerado pelo uso excessivo dessa substância, rompe com essa harmonia, haja vista que, de acordo com uma publicação, feita em 2019, o uso de pesticidas cresceu 14% do ano passado, totalizando 500 mil toneladas do mesmo por ano.


 Faz-se necessário salientar os prejuízos da presença indiscriminada de pesticidas no agronegócio. A sociedade contemporânea está ficando doente excesso de defensivos agrícolas nas plantações, ademais, o meio ambiente é literalmente intoxicado, principalmente o solo, que absorve o produto, chegando aos lençóis freáticos, contaminando a água e toda a vida presente em tais lugares. Diante disso, é preciso conscientizar a população da atrocidade liberada pelo Governo, e tentar reverter essa situação.


 Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir um país melhor. Em vista disso, urge que o governo, aliado ao Ministério do Meio Ambiente, deve criar um estudo e fazer uma apuração do prejuízo adquiridos pelas toxinas, por intermédio de coleta de amostras do solo, do cultivo e da água nas lavouras e proximidades. Com os dados obtidos, promover uma redução no número e na quantidade de agrotóxicos utilizados pelos agricultores, com intuído de diminuir as doenças que os mesmos causam na sociedade e tornar um solo descontaminado, gerando alimentos mais puros.   

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde