ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

  Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual a massa estabelece-se pela falta de dificuldades. Entretanto, vê-se atualmente o oposto do que o autor prega, uma vez que o impacto do agronegócio na saúde se apresenta no Brasil, as quais dificultam os planos de More. Nesse viés, é necessário analisar o deficit educacional e a escassez de políticas públicas. 



  Além disso, vale salientar que a educação deficitária reflete, diretamente, na vicissitude. A esse respeito, nota-se a pouca discussão nas escolas sobre os perigos do consumo exagerado de legumes e verduras pelos indivíduos, o que intensifica lastimavelmente no aparecimento de doenças cancerígenas, haja vista a falta de senso e a confiança das pessoas com a segurança na alimentação brasileira. De acordo com o sociólogo francês Émile Durkheim, o indivíduo poderá agir apenas quando aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber das origens e condições de que depende. Logo, é preciso um novo posicionamento das autoridades diante do problema. 



  Outrossim, destaca-se o fator carência de políticas públicas como mais um desafio a ser combatido. Acerca dessa premissa, observa-se a negligência do Estado em criar leis que punam donos de latifúndios, que utilizam agrotóxicos em altas quantidades para acelerar a produção, favorecendo a economia, por conseguinte, causa a contaminação da água e do solo e, consequentemente, prejudica a saúde dos cidadãos. Segundo a ANVISA — Agência Nacional de Vigilância Sanitária —, no qual informam que 64% dos alimentos brasileiros são contaminados por agrotóxicos. Diante disso, é inadmissível a omissão da governança frente a esse impasse no país. 



  Portanto, o MEC — Ministério da Educação —, deve promover o debate a respeito do impacto da agroindústria no bem-estar da coletividade, por meio de cursos de qualificações dos docentes com a exposição sobre causas e consequências do consumo de alimentos com defensivos agrícolas. Almeja-se, dessa maneira, ampliar a educação acerca do desenvolvimento da sociedade brasileira em médio e longo prazo. Somente assim, a massa populacional descrevida por Thomas More será realidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde