ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

A inserção dos agrotóxicos na agricultura contemporânea se deu com o fito de alcançar melhores resultados para o agronegócio. Contudo, a realidade brasileira demonstra, na verdade, sérios impactos negativos dessa prática na saúde da população, os quais são evidenciados, sobretudo, por dois fatores: o menor consumo de alimentos saudáveis e o número cada vez maior de pessoas intoxicadas em decorrência dos agrotóxicos na alimentação. Trata-se, então, de um produto que, se não utilizado responsavelmente, afetará muito mais do que as pragas agrícolas.


Nesse sentido, deve-se observar que o agronegócio tomou proporções vastas no mercado, praticamente impossibilitando a competitividade da agricultura familiar e orgânica. Assim, por esta não oferecer condições tão boas de preço, aparência e publicidade quanto aquele, o consumidor é levado a escolher a opção de verduras, frutas e legumes com agrotóxicos, deixando de lado o fator saúde nessa decisão. Isso demonstra, portanto, que o agronegócio afetou negativamente o mercado de alimentos orgânicos, tornando a alimentação do brasileiro menos saudável.


Outrossim, destaque-se que o número de pessoas intoxicadas por esses produtos aumenta cada vez mais. Tanto isso é verdade que, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 2018, as notificações de enfermidades decorrentes de agrotóxicos aumentaram para 15.107. Diante disso, então, evidencia-se a disseminação irresponsável desses produtos pelo agronegócio, acarretando em sérios problemas para a saúde dos brasileiros, os quais adoecem por ingerirem alimentos que deveriam fortalecê-los.


Face ao exposto, é essencial que medidas sejam tomadas para atenuar essa problemática. Nesse sentido, faz-se necessário que o Poder Público adote mediadas para o desenvolvimento da agricultura familiar e orgânicas, através de incentivos fiscais e subsídios, por exemplo, para que essas empresas possam ocupar espaço competitivo frente ao agronegócio, possibilitando a melhoria da alimentação do brasileiro. Além disso, é imprescindível que o MAPA realize melhor seleção dos agrotóxicos a serem autorizados, por meio do estudo dos seus possíveis efeitos na saúde humana, tornado de conhecimento público, a fim de conter os efeitos das intoxicações na população. Dessa forma, poder-se-á, então, moldar um agronegócio mais seguro e responsável, sem efeitos negativos na saúde do brasileiro.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde