ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

Rapidez, tamanho, aparência e demanda. Todos esses são fatores que fazem existir a necessidade do uso de agrotóxicos na prática do agronegócio. No entanto, embora a utilização desses químicos são necessários para suprir o mercado, eles podem causar muitos impactos negativos tanto no meio ambiente quanto na saúde das pessoas. Nesse sentido, faz-se necessário discutir acerca dessa temática para propor possíveis soluções para esse problema que assola a sociedade.


A priori, cabe ressaltar a agressividade ambiental que pode ocorrer devido a ultização dessas substâncias. O uso indiscriminado dos chamados "defensivos agrícolas" pode acarretar na poluição do solo e contaminação do lençol freático. Com isso, populações nativas daquele ambiente podem ser seriamente prejudicadas e haver o acúmulo de substâncias químicas ao longo de cadeias alimentares, a saber, bioacumulação. Assim, pode haver o fenômeno conhecido como magnificação trófica, ou seja, o aumento da toxicidade presente nos organismos daquele local podendo levar à morte e mutação de algumas espécies.


Ademais, o consumo de produtos agrícolas incrementados com essas práticas pode levar o próprio ser humano ao desenvolvimento de doenças. Substâncias que não possuem valor nutricional e que acumulam toxinas tendem a ser levados ao fígado para sofrerem detoxificação e não prejudicarem o corpo. No entanto, quanto maior a demanda dessas substâncias maior a utilização desse órgão e possível contaminação do mesmo. Além disso, algumas dessas substâncias podem causar mutações e outros danos ao homem. Assim, eles ficam sujeitos aos males causados por agrotóxicos ao consumirem produtos agrícolas.


Fica evidente, portanto, a necessidade de se buscar possíveis propostas para solucionar esse problema. Cabe ao Ministério da Saúde juntamente com a mídia veicular campanhas informativas que alertem para o benefício de se consumir produtos orgânicos. Esses informativos podem ser veiculados em intervalo de telenovelas para que grande parte do público fique consciente desse benefícío. Ademais, o Ministério do Meio Ambiente juntamente com ONG's pode aumentar o número de fiscalizações do ambiente em torno de propriedades agrícolas para garantir que o ecossistema não esteja sendo severamente afetado. Com isso, as espécies ao redor podem ficar melhor preservadas. Assim, a necessidade por certos fatores não acarretará na violência contra a saúde de todos.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde