ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

IMPACTOS DO AGRONEGÓCIO NA SAÚDE   


    O agrotóxico é o que mais faz o agronegócio cresce financeiramente, junto a ele consequências, principalmente na saúde dos indivíduos. No entanto, é dever do Estado assegurar os direitos dos cidadãos, e a saúde é um dos direitos que visa na Constituição Federal. 


    Em primeira análise, os agrotóxicos fazem com que combatam pragas na agricultura, por isso a importância do seu uso. Contudo, os agrotóxicos em abundância ocasiona intoxicação e até morte no indivíduo. Ademais, o Ministério da Saúde constatou que as vendas de agrotóxico aumentaram 90,5% entre 2007 e 2013. Além do combate às pragas das plantações, o principal objetivo dps agrotóxicos para o agronegócios é o lucro, pois quanto mais usufruir dele mais acelera o processo de crescimento da plantação e vende mais. Porém, não considera os desgastes dos recursos humanos.


    Em segunda análise, as doenças que o excesso em  agrotóxico  podem causar são muitas, entre elas, câncer e alzheimer. Além disso, a mais comum é a obesidade, pois as plantações com o custo mais baixo como milho e trigo, são ultraprocessados e viram alimentos industrializados com níveis altos de gordura trans. No entanto, o Ministério da Saúde apresentou uma pesquisa de que o número de obesos no país aumentou 67,8% entre 2006 e 2018. Ademais, alimentos orgânicos são mais caros, não sendo de fácil acesso para pessoas com baixa renda, assim consomem mais industrializados por serem mais chamativos pela embalagem e baratos. 


    Dessa forma, é necessário que o agronegócio tenha mais atenção diante a saúde humana. Para tanto, o Poder Legislativo deve criar uma lei mais rígida sobre o limite de uso de agrotóxicos que prejudicam a saúde, para quem não seguir, estagiários de agronomia fiscalizarem a terra para haver multa. Ademais, o Ministério da Saúde junto com a rede midiática (tvs e outdoors) estimulem o consumo de alimentos aos cidadãos, para que corte mais os industrializados e consuma mais legumes e frutas, assim terem uma alimentação mais saudável. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde