ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

A série contemporânea uma rocha estranha mostra um cenário no qual o ator Will Smith e alguns astronautas narram as peculiaridades do planeta terra, abordando diversos temas assim como, a importância da água para a manutenção da vida, o desmatamento da amazônia para mineração, a extração de árvores para a prática de agropecuária, a poluição pelo uso excessivo de agrotóxicos entre outros assuntos. Tendo em vista, o roteiro da série, pode ser facilmente associado as práticas atuais do século XXI: em que a natureza, é desvalorizada em favor dos prazeres humanos acarretando desastres naturais e prejudicando a saúde do planeta e da população.

Historicamente, na época da colonização portuguesa, os índios eram obrigados a exercer o cultivo de cana- de-açucar para exportação, levando as terras a serem exploradas de maneira desenfreada e causando desmatamento. Desde então, houve um crescimento considerável da agricultura em todo o Brasil e com o aumento da demanda para a exportação o uso de agrotóxicos se tornou comum e aumentou principalmente nas monoculturas. Existem dois fatores que tem colaborado para essa crescente, o primeiro deles é combater as pragas e o segundo como consequência é o alargamento da produtividade agrícola.

Do ponto de vista biológico, o uso excessivo e incorreto de agrotóxicos tem se tornado um problema, pois vem, se infiltrando na natureza e causado poluição do solo, do lençol freático, e dos produtos cultivados. Soma-se a isso, que como consequência da contaminação de alimentos o valor nutricional dos mesmos tem sido diminuído, e a população vem sofrendo com intoxicações alimentares por conterem níveis altos de química levando algumas pessoas até a morte.

Portanto, tendo em vista tal problemática, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Primeiramente, deve haver por meio da Anvisa, através de inspeções a proibição de agrotóxicos altamente tóxicos em áreas de pequeno e grande cultivo tendo como finalidade evitar problemas tanto com que aplica o produto quanto com quem consome alimentos que contenham os pesticidas. Juntamente a isso, o Ministério da agrícultura associado com o  da saúde, deverá realizar palestras voltadas a conscientização dos trabalhadores agropecuários, alertando do perigo que o uso demasiado podem trazer a natureza. Ademais, além disso cabe aos mesmos incentivarem principalmente o pequeno agricultor a se utilizar de práticas menos agressivas assim como, a rotação de cultura técnica utilizada para que a nutrição do solo seja mantida evitando o emprobrecimento nutricional dos alimentos gerando um crescimento saudável. Assim como a citação de Aristoteles, a educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces, sendo tomados esses comportamentos contribuirão para, uma saúde de qualidade e preservação da natureza sem prejudicar a produtividade incentivando alternativas melhores e mais viáveis.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde