ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

Pragas são seres que se multiplicam em um dado espaço causando impactos sobre as outras espécies daquele ambiente. Esse conceito é bastante conhecido na área da agricultura, uma vez que o espalhamento desses seres em plantações tem impacto negativo nessa prática econômica. No entanto, substâncias utilizadas para conter esse processo podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente e ao consumidor. Nesse sentido, faz-se necessário debater acerca de problemáticas do uso de agrotóxicos para tentar procurar possíveis soluções.


A priori, todo impacto no ecossistema deve ser minimamente calculado pelo homem para não causar dandos muito catastróficos. O uso de agrotóxicos se tornou um hábito comum em agronegócios. Mas, os impactos que isso pode causar ao ecossistema são extensivos, desde a interferência no desenvolvimento de espécies no local quanto a contaminação de rios e lençóis freáticos danificando o ambiente.


Ademais, é importante ressaltar que o uso contínuo dessas substâncias pode causar danos à saúde do homem. Embora essa prática seja realizada pelo homem e com o intuito de aumentar a produção e fornecer o alimento demandado, a ingestão de agrotóxicos, em escala cada vez maior, tem se tornado um problema. Isso acontece porque essas toxinas vão sendo acumuladas no organismo acarretando maiores chances de desenvolvimento de mutações que podem levar ao câncer e prejudicando o funcionamento do organismo natural.


Fica evidente, portanto, a necessidade de se propor possíveis soluções para essa mazela. Cabe ao Ministério da Saúde, veicular campanhas informativas que atentem para os benefícios de uma alimentação saudável baseada em alimentos mais orgânicos. Com isso, a população poderá ter uma fonte confiável de informação para se orientar e buscar uma alimentação menos artificial. Além disso, as Ongs vinculadas à proteção do meio ambiente podem propor a criação de zonas minimamente orgânicas estabelencendo um limite ao uso de agrotóxicos. Assim, cada ecossistema poderia ser minimamente preservado. Realizadas essas intervenções, o homem poderá estar longe da maior de suas pragas: o próprio homem.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde