ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

A série documental "Rotten" tem como proposta denunciar casos de fraude e corrupção no agronegócio. Ao longo dos episódios, fica evidente que o mercado de alimentos apresenta falhas estruturais que afetam a sociedade. Nesse sentido, seja devido à prática da agricultura intensiva, seja pela desigualdade no acesso à alimentação adequada, o atual modelo agrícola demonstra também uma ameaça à saúde pública e necessita de medidas atenuantes. 


Primeiramente, é fato que a produção de alimentos em larga escala gera grandes impactos ambientais. Segundo a Teoria Malthusiana, práticas que aumentem a lavoura, como a agricultura intensiva, estão associadas à alta demanda decorrente do aumento populacional, porém se mostram insustentáveis. Destarte, é perceptível que o uso extenuante dos recursos naturais para suprir tal demanda tem afetado a qualidade da água, do solo e do ar e, consequentemente, aumentado a ocorrência de doenças agudas e crônicas, como intoxicação por agroquímicos e problemas respiratórios. 


Por outro viés, percebe-se que os países mais desenvolvidos possuem oferta abundante de alimentos, enquanto regiões historicamente negligenciadas sofrem com a carência. Conforme a Teoria Reformista, contrária ao pensamento Malthusiano, o principal desafio da atual cadeia produtiva agrícola é a desigualdade na distribuição. Assim, enquanto uma parcela da população sofre de distúrbios relacionados ao consumo exagerado, como a obesidade, hipertensão e diabetes, outra parcela sofre de fome e consequente desnutrição. 


Portanto, urge que o Poder Executivo, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ofereça subsídios e incentivos financeiros à agricultura familiar, a fim de abastecer a comunidade local com alimentos produzidos de forma orgânica e sustentável. Dessa maneira, é possível, simultaneamente, tornar a alimentação da população mais acessível e mais saudável, gerar empregos e contribuir para o combate às irregularidades no agronegócio. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde