ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

Desde os tempos de colônia, o Brasil já dava início a seus primeiros passos para tornar-se um expoente do agronegócio mundial. Com os ciclos do pau-brasil, cana de açúcar e do café, principalmente, a agricultura brasileira se expandia em terras resultantes de desmatamentos, que eram férteis, pois os fertilizantes, ainda, não existiam. Entretanto, com a modernização e a criação de novas tecnologias, fertilizantes e agrotóxicos passaram a ser utilizados nos campos de produção. Desse modo, o agronegócio, além de se utilizar de grandes porções de terras desmatadas, passou a utilizar agentes químicos nos alimentos industrializados, causando preocupação a saúde populacional.


Primordialmente, pode-se afirmar que o agronegócio é o maior responsável pelo desmatamento ilegal, segundo a empresa ‘’Uol’’. Cerca de 65% do corte de arvores é atribuído às fazendas comerciais. Nesse sentido, é inegável a consequência desse fato como o agravamento da atmosfera, visto que as arvores são grandes responsáveis por purificar o ar e produzir oxigênio, como resultado, a saúde da população, nessas áreas, torna-se ameaçada.


Ademais, de acordo com o Ibama, apesar dos agrotóxicos serem benéficos para a eliminação de pragas nas plantações, estes são perigosos para a saúde humana e o meio ambiente, já que, conforme o site "Correio Braziliense", os produtos químicos por eles formados podem desenvolver doenças como câncer, problemas reprodutivos e distúrbios comportamentais.


Por conseguinte, mostra-se que a cultura do agronegócio, desde o Brasil colônia, revela-se como inimiga da natureza e, assim, da saúde humana, dado que suas atitudes, como o desmatamento e o uso de agrotóxicos, exibem seu caráter prejudicial. Dessa maneira, para que o agronegócio não mais danifique o bem-estar populacional, urge que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estimule um agronegócio consciente por meio do incentivo de empresas à criação de herbicidas biológicos que causem menos danos à saúde. Além do fornecimento de subsídios a pesquisas que visem o descobrimento dos mesmos, é necessário que estes criem, e coloquem em prática, programas de preservação das florestas brasileiras.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde