ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

Nos dias atuais, sob influência do capitalismo, o latifúndio está ganhando dimensões enormes exorbitantes. Analogamente, o uso de agrotóxicos nessas lavouras crescem cada dia mais, trazendo inúmeros malefícios para população. A validação dos agrotóxicos sobe constantemente, favorecendo o capital e prejudicando o SUS, bem como, o bem-estar da sociedade. Diante disso, famílias de baixa renda são as mais afetadas, pois os agricultores não conseguem competir com o valor desses produtos. Os impactos do agronegócio no brasil são alarmantes e prejudiciais.


A princípio, o uso de agrotóxicos veio para facilitar a vida do agricultor, visto que pragas estragavam grandes fazendas de produtoras. Posteriormente, com a ascensão do capitalismo, surgiu o agronegócio, aumentando a produtividade e consequentemente as vendas. Diante disso, tecnologias como os agrotóxicos, começaram a ser usados de modo exacerbado em busca de capital. Atualmente, entramos em contato com agrotóxicos diariamente, haja vista as ratificações constantes no país. Essas práticas faz com que o SUS seja prejudicado, em virtude do aumento do número de pessoas com intoxicações que pelos dados é diretamente proporcional ao consumo.


Outrossim, é as consequências para a população brasileira, pois muitos acham que a beleza é sinônima da saúde, tal qual a procura da menor oferta. Tendo em vista que, a agricultura familiar não consegue competir com grandes produtores, posto que, o custo de produção é mais elevado, os preços dos produtos orgânicos são maiores. É importante salientar que, os mais pobres são as principais vítimas, pois muitos desses não têm aquisição financeira para comprar os produtos mais
saudáveis. Além disso, muitas dessas pessoas não têm acesso a água tratada, podendo essas, estarem contamidas pelos produtos químicos que invadem o solo prejudicando o lençol freático. Ademais, esse consumo aumenta várias enfermidades, como por exemplo, o câncer.


Entretanto, o governo federal, juntamente ao MS e o Mapa, deve diminuir a quantidade disposta e não liberar eventuais agrotóxicos, bem como incentivar a agricultura familiar. Além disso, os pequenos produtos buscarem representatividade, criando sindicatos para representa-los no âmbito político e garantir direitos. É imprescindível também que os municípios criem jardins comunitários, para que a população pratique o cultivo de hortaliças, verduras e frutas. Logo, os impactos do agronegócio seriam menos nocivo à sociedade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde