ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

Desde à metade do século vinte , a revolução verde impactou as relações entre agricultura , pecuária e saúde da população , visando sobretudo o ganho ganacioso de recurssos de fianceiros . A partir desse período surge o panorama do agronegócio , englobando todos os setores comerciais em busca de lucratividade , entretanto essa medida teve uma série de consequências como intoxificações de trabalhadores e consumidores de alimentos pelo uso de agrotóxicos , bem como sequelas na esfera ambiental .


Primeiramente , a respeito dessa problemática cabe resaltar o resultado de pesquisas realizadas pelo ministério da agricultura e da saúde , as quais apontam a diminuição da qualidade vital dos indivíduos que possuem contato com insumos agropecuários químicos . Certamente o aumento de notificações do sistema único de saúde (SUS) por problemas reprodutivos , câncer e outras enfermidades possui ligação íntima com o '' agrobussines '' , somando-se assim um dos novos males do século vinte e um . Todavia , essa mazela pode ser combatida  mas no sistema capitalista à saúde vale mais que dinheiro. 


Em segundo plano , é de extrema importância voltar os olhos para mãe natureza . Já que a contaminação dos solos , rios , lagos e lençóis freáticos também é uma triste realidade no mundo dos ''agroboys'' , que diga-se de passagem não são afetados diretamente , pois é a população pobre a principal vítima , levando em conta a diminuição expressiva da agricultura familiar e o encarecimento dos produtos classificados como orgânicos  e portanto saudáveis , dificultando o acesso para grande parcela populacional canarinha . 


Portanto , diante dos fatos supracitados é perceptível a carência pela mudança, logo em primeiro plano é dever do poder legislativo com o auxílio da anvisa e instituições privadas  promover uma reformulação na lista de fertilizantes e agrotóxicos permitidos ,diminuindo ela  com base em pesquisas científicas  que apontam o grau de nossividade dos insumos tanto na área ambiental como na saúde dos brasileiros . Ademais , no plano federal deverá ocorrer um reforço pelos órgãos regidos pelo sistena nacional do meio ambiente (sisnama), por meio de operações táticas como támbem um aumento na fiscalização e monitoramento das áreas de produção agropecuarista , garantindo o sancionamento das leis já existentes aprovados pelo legislativo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde