ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

        "Rotten" é uma série produzida pela empresa Netflix, em que os episódios tratam dos dilemas do agronegócio. Diante disso, no primeiro capítulo é demonstrada a produção do mel, apontando para a censura permanente os consumidores, haja vista acreditarem que o produto adquirido advém de mel puro, sendo muitas vezes substituído pelo xarope de arroz. Tal exibição também direciona destaque para o sumiço repentino das abelhas, observando como causa o uso contínuo de agrotóxicos e monoculturas de espécies que não produzem néctar. Nesse contexto, os impactos gerados pelo agronegócio atingem a saúde dos indivíduos da sociedade do século XXI, por isso, torna-se necessário o debate acerca da problemática.


           Em primeiro plano, tem-se ênfase à conjuntura dos anos 1939 até 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, na qual o Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT) torna-se um dos mais conhecidos inseticidas de baixo custo. Assim, era inicialmente utilizado com objetivo de eliminar insetos e combater doenças emitidas por eles, tardiamente, passou a ser usada por fazendeiros para controlar pestes agrícolas. Em contrapartida, por volta dos anos 70, tal substância passou a ser proibida, já que estudos indicaram efeito bioacumulativo, encontrando-se no corpo humano atualmente, mesmo anos após a repressão. Similarmente, uma pesquisa realizada em Mato Grosso, no ano de 2014, relatou a presença de DDT no leite materno em 100% das amostras coletadas, segundo o Viomundo.


               Outrossim, os agrotóxicos não afetam somente a população consumidora, como também as trabalhadoras que injetam os mesmos em plantações. Com esse pressuposto, há a incidência de problemas respiratórios nos funcionários, uma vez que o produto possui alto teor tóxico, causando a sensação de ardência ao estar próximo. Além disso, os filhos das empregadas nascem com má formação congênita na maior parte das vezes, e com isso, também necessita ser capaz de suportar jornadas de trabalho que excedem a legislação em vigor, por conseguinte, outros males como cansaço e estresse físico e mental serão ocasionados.


                Portanto, é mister que o Estado tome providências para resolver o quadro atual. Dessa forma, o Ministério de Saúde atrelado ao Ministério da Educação realizando a imposição do tempero conhecido como "coentro" nas refeições disponibilizadas pelas escolas públicas, já que a planta tem a propriedade de desintoxicação por metais pesados, melhorando a qualidade de vida das crianças. Ademais, instrumentos de proteção aos funcionários do agronegócio induzidos por meio de slogans projetados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assim, haverá um caminho traçado para uma sociedade emancipada.       

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde