ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

     Os avanços tecnológicos facilitaram a vida na sociedade tanto no meio urbano, quanto no rural. Diante disso, é notório que a economia brasileira está pautada, principalmente, no agronegócio, sendo ele o responsável por alavancar o PIB do país e como consequência, intensificar a degradação da natureza. Isso ocorre, pelo o devido uso descontrolado de produtos químicos nas plantações e animais.


       Primeiramente, é notável que o registro do aumento do número de agrotóxicos divulgados pelo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA) está sendo acompanhado de acordo com o número de pessoas intoxicadas por esses produtos, em relação a notificação dada pelo o Sistema Único de Saúde(SUS). Isso ocorre, pelo o fato dos agricultores usarem esses produtos chamados agrotóxicos como meio de proteção às suas lavouras. É possível observar a falta de proteção adequada em que os trabalhadores do campo utilizam diante desses agrotóxicos, por essse motivo, existe um número alto de mortes em virtude do manuseio desses produtos.


      Cabe mencionar, que o aumento da obesidade está ligada com esse modelo de produção agrícola, com a falta de subsídio para a agricultura familiar e ôrganica, os grandes latifundiários estão tornando os preços bem mais baratos em produtos como trigo, milho, cana e soja. Ademais, o brasileiro sempre vai à procura de preços que vão ser favoráveis ao seu bolso, contudo o aumento das vendas de produtos industrializados, estão deixando de lado o consumo de frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos, pelo o fato de ter a grande estimulação da mídia para a compra de produtos ultraprocessados.


       Com o intuito de amenizar essa problemática, o MAPA deve orientar o uso e selecionar o produto de modo adequado a plantação, sendo o mesmo fiscalizado em sua produção pelo o Ministério da Saúde que deverá dar apoio a saúde da população e animais utilizados para o consumo humano, além disso o Ministério do Trabalho deverá fiscalizar os trabalhadores rurais e contribuindo para uma trinamento adequado para o uso desses produtos, desse modo empresas privadas irão contribuir com o uso do controle biológico, tendo a utilização de parasitas das pragas presentes no campo, no lugar dos agrotóxicos, com a utilização desse meio biológico, diminuirá o número de doenças causadas pelos agroquímicos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde