ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

        Entre as décadas de 1960 e 1970, iniciou-se no Brasil a "Revolução Verde", uma série de mudanças no campo que resultou na mecanização da agricultura e na adesão de novas tecnologias, como por exemplo os agrotóxicos. Dessa maneira, surgiram doenças que são causadas pelo excesso desses recursos, tal como problemas respiratórios e câncer, que têm impacto direto na vida dos consumidores e, sobretudo, naqueles que trabalham no campo. Nessa perspectiva, a negligência do agronegócio acerca da saúde na sociedade é inconcebível e merece um olhar mais crítico de enfrentamento.
         A priori, deve-se enfatizar a ausência de medidas governamentais contra a flexibilidade na legislação acerca da agricultura. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, os brasileiros têm sido afetados diariamente pelos males causados em decorrência do uso excessivo de agrotóxicos.
      Outrossim, no documentário "O veneno está na mesa", são abordados os impactos da manipulação das plantações, através do uso de agrotóxicos, na sociedade brasileira. O filme retrata não somente os problemas causados, como a má alimentação e risco de aquisição de determinadas patologias, mas também as possíveis solução, tal como o incentivo à agricultura familiar. Desse modo, ressalta-se a importância do plantação orgânica na minimização das consequências causadas na sociedade devido a má gestão no agronegócio.
          Tendo em vista a problemática debatida, fica evidente que medidas devem ser efetivadas a fim de mitigar as consequências do agronegócio na saúde. Para tanto, cabe a Receita Federal destinar maior quantidade de capital para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA), em parceria com o Ministério da Justiça(MJ), para a criação de um projeto chamado "Brasil Sem Veneno'. Nele, o MAPA incentivará, através de subsídios, a agricultura orgânica enquanto o MJ fiscalizará periodicamente os agricultores. Somente assim será possível reverter o quadro retratado no documentário "O veneno está na mesa".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde