ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

"O Brasil é um país de futuro ", disse Stefan Zweig em uma de suas visitas ao país. Judeu e austríaco, o escritor fugiu de seu país de origem e encontrou no Brasil seu segundo lar.  Entretanto,  quando se observa os os atuais impactos do Agronegócio na saúde dos brasileiros, verifica-se que a profecia de Stefan não se concretizou. Nessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro. 


Em primeiro lugar, é fato de que os agropecuaristas utilizam os agrotóxicos a fim de combater possíveis pragas e doenças que atacam as plantações. Atualmente,  ocupando a oitava posição na economia mundial, é de se esperar que o Brasil tenha uma agropecuária moderna e alinhada a de países da Europa. Entretanto, não é o que ocorre,  prova disso, é a reportagem feita pela revista Exame, em 2018, onde é mostrado que agrotóxicos proibidos em paises como os Estados Unidos, são campeões de vendas no Brasil. Ademais, segundo o jornal Folha de Londrina, o Estado do Paraná é líder em notificações de intoxicação por agrotóxicos no Brasil ,  a reportagem prossegue e ainda afirma que a população mais afetada pelo uso de tais substâncias são os trabalhadores agrícolas. 


Faz-se mister,  ainda salientar que de acordo com Aristóteles, filósofo grego, "virtude é encontrar um meio termo entre dois extremos ".Partindo da perspectiva de que o uso de agrotóxicos são necessários e  de que ao mesmo tempo o uso excessivo de tais substâncias podem levar à morte,  à frase de Aristóteles  se encaixa perfeitamente nesse contexto. 


Portanto,  torna-se fato de o atual cenário do agronegócio se mostra indiferente à saúde dos brasileiros. Com isso, cabe ao governo junto ao legislativo criar leis que possam proibir o uso de agrotóxicos considerados perigosos à vida humana. A mídia por sua vez deve divulgar com mais frequência os riscos que essas substâncias podem trazer à saúde. Ao agir desse modo,  o Estado e a mídia estariam colaborando para à preservação da vida de milhões de brasileiros 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde