ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

 A Revolução Industrial, ocorrida no século XVII, foi a mudança da produção artesanal familiar para as grandes indústrias pela invenção das máquinas à vapor, isso, incentivou o exôdo rural devido a demanda de operários nas mesmas. Hodiernamente, um dos efeitos colaterais dessa mudança consiste no grande aumento de latifúndios praticantes da monocultura, as quais utilizam-se de agrotóxicos e pesticidas para manter a nutrição e a qualidade da terra. Assim sendo, o agronegócio atual contribui para a debilitação da saúde da população ao notar-se que, os defensivos agrícolas causam vários problemas para os trabalhadores envolvidos no processo e para o consumidor final.


 Primordialmente, é necessário observar os impactos trazidos ao trabalhador rural pela utilização destes métodos. Dessa forma, consoante à dados coletados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é percebido que, o contato direto e a inalação das biocidas é uma das principais causas de doenças degenerativas no sistema nervoso central. Assim, este tipo de trabalho põe em risco a vida do corpo docente, quase que como parte do contrato laboral esteja o detrimento da vitalidade como uma das cláusulas.  


 Por conseguinte, se faz importante, a análise das formas de contaminação da população em geral pelo uso deste produtos fitossanitários. Desta maneira, percebe-se que a contaminação se da por, bioacumulação, ao comer animais previamente contaminados, pelo consumo de água que foi contaminada devido ao escoamoento feito pelas chuvas para rios e lençoís subterrâneos e pelo consumo direto do produto agrícola. 


 Portanto, diante dos fatos supracitados é indubitável a necessidade de atenuar esta problemática. Para isso, é mister que o Ministério do Meio Ambiente (MMA), além de, coibir, por meio de sanções de leis, cada vez mais a produção de agrotóxicos e incentivar a utilização bioinceticidas, fomente também, atravéz de um projeto comercial que preferencie quem o cumprir, a rotação de culturas em grandes propriedades, pois ela, ao recuperar os nutrientes do solo diminui a necessidade de intervenção nociva. Enfim, só por este caminho diminuiremos os impactos trazidos pela revolução e quem sabe assim, nos preparamos para uma próxima.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde