ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

A produtividade é um importante aspecto do agronegócio, essa é prejudicada por parasitas e insetos que danificam a lavoura. Para resolver esse problema, agricultores usam agrotóxicos, substâncias que intoxicam e eliminam pragas. Porém, esse método está diretamente ligado à intoxicação de humanos, logo traz um grande risco a saúde pública.


Consequentemente, os agrotóxicos são extremamente utilizados por conta de seu retorno positivo e de sua relativamente fácil implantação, se tornando uma opção mais atraente frente à alternativas como o controle biológico, que introduz predadores de pragas para o seu controle populacional. Contudo, esses elementos que se aderem aos alimentos, tem uma forte relação com problemas de saúde observados na população.


Ao ponto que, o consumo dessas substâncias, pode levar à nausea, vomito, tontura e até mesmo ao câncer. Essa relação pode ser observada em dados divulgados pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde o aumento do uso de agrotóxicos está relacionado com um aumento em casos de intoxicação em 2015. Logo, o uso de agrotóxicos, para uma maior produtividade, está diretamente relacionado à problemas de saúde no Brasil.


Em suma, para diminuir os impactos na saúde pública, os agricultores devem utilizar a técnica de controle biológico para manter a produtividade de suas lavouras, assim diminuíndo o uso de agrotóxicos. Para isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve oferecer incentivos fiscais e benefícios à fazendeiros que substituam os agrotóxicos pelo controle biológico. Esses benefícios podem ser desde descontos nos equipamentos necessários para a implantação, até o ressarcimento do dinheiro utilizado na introdução de agrotóxicos na plantação. Só assim a sociedade poderá usufruir de uma melhor qualidade de alimentação, dessa vez, livre de toxinas.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde