ENTRAR NA PLATAFORMA
Impactos do Agronegócio na saúde

     Um dos comerciais de maior sucess na televisão brasileira mostra uma criança, que discute com sua mãe em um mercado por querer comprar hortaliças, situação irônica, tendo em vista que no geral essa faixa-etária possuí aversão a comidas saudáveis. Entretanto, atualmente no Brasil, legumes e verduras deixarão de ser sinônimo de uma alimentação saudável, em função do elevado número de agrotóxicos empregados pelo agronegócio em sua produção, os quais podem causar intoxicação e até mesmo a morte, o que é problemático.Tal fênomeno é causado pela ganância de empresários do setor, e pela omissão do Estado nesse assunto.


       Primeiramente, é necessário ressaltar que a classe empresarial do agronegócio possuí um papel chave nessa situação, uma vez que o uso de agrotóxicos atende ao seu desejo de maximizar seus lucros a qualquer custo. De acordo com o ideal marxista, desvalorizar o bem coletivo para assegurar ganho pessoal causa problemas na sociedade. Nesse sentido, o uso em excesso desses produtos químicos para produzir mais, e consequentemente, lucrar mais, é problemático na medida em que causa problemas na saúde de milhões de consumidores, o que é inadmissível. 


         Além disso, vale salientar que a ausência de atitude por parte do Poder Público também colabora para a ocorrência dessa problemática. Consoante o filósofo contratualista, Thomas Hobbes, o ser humano é um ser egoísta, e sem a supervisão do Estado sobre suas ações, a tendência é que ocorram problemas graves entre os indivíduos dessa sociedade. Dessa forma, é preciso que as autoridades competentes passem a intervir na utilização excessiva de agrotóxicos nas lavouras com o objetivo de diminuir os impactos que eles causam a saúde. 


         Portanto, é necessário que o Estado atue de maneira enérgica no combate dessa problemática. Por conseguinte, urge que o Ministério da Saúde, por meio de palestras com profissionais da área, como médicos e nutricionistas, em escolas e em inserções nas cadeias nacionais de rádio e televisão, realize uma campanha de informação sobre os riscos de consumir agro-químicos, Destarte, a finalidade dessa medida será formar consumidores conscientes, que buscarão alimentos naturais para consumo, o que por sua vez, obrigará que o agronegócio se adeque as demandas de seus clientes e reduza a aplicação de agrotóxicos nas plantações, o que amenizará esse problema. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde