O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Imediatismo da sociedade moderna e a dificuldade em lidar com as frustrações

'' Eu fingo ter paciência...E o mundo vai girando cada vez mais veloz '', em tal música o cantor Lenine mostra o comportamento do ser humano enquanto ao imediatismo do mundo. Hoje, a sociedade tem um caráter fortemente impositivo com relação ao indivíduo, o mesmo vive de modo constante, tentado cumprir os padrões ela o estabelece . Isso gera inquietação pois todos estão buscando fazer determinada coisa, e quando não conseguem a frustração é o principal sentimento, que muitas vezes pode vir também acompanhado de problemas mais graves. Por isso, é importante que ocorra um esclarecimento social a curto e médio prazo.
O cantor Lenine com a música retrata o contexto atual, a falta de paciência que o mundo provoca no homem moderno. Para o sociólogo Durkeim , a sociedade tem um valor impositivo nos indivíduos , isso é chamado de , fato social ; tal fato ocorre quando o lugar possui padroes pré-estabelecidos antes mesmo do nascimento do indivíduo. Como exemplo , pode ser considerado um fato social : casamento , emprego fixo , ou até mesmo passar no vestibular ou concurso público , pois isso é o padrão e por fim se torna a felicidade também. No entanto , a não concretização de tais ideias gera verdadeiros sentimentos de angústia, frustração e falta de paciência no decorrer do caminho , pois como diz a música , o mundo gira de forma rápida , e o medo de não acompanha-lo desencadeia diversos problemas e inseguranças.
No contemporâneo , quase todos estão em busca da felicidade, que se torna subjetiva em vários aspectos porque varia em cada pessoa. Mas existe fatos que são concretos , uma vida financeira bem sucedida e estável por exemplo , assim percebe-se que o ser humano é o tempo todo cobrado a conquistar , e se cobra também a realizar determinada coisa. O sentimento de '' querer agora , quero logo '' é evidente em quase toda a sociedade , tornando-a vulnerável a doenças psicológicas , como a depressão, que segundo a ONU , pode ser considerada a Doença do século . Com isso , percebe-se que o imediatismo não é saudável as pessoas, pois o mesmo pode desencadear problemas mais graves , e a melhor forma de combate-los é orientando .
É evidente portanto , que o fato social é algo real da modernidade . E para minimizar os efeitos dele é necessário medidas que visem a saúde psicológica dos indivíduos a curto e médio prazo. Dessa forma, a curto prazo pode ser realizado pelo governo federal campanhas de bem estar social , no qual seja mostrado que o estado está disposto a ajudar por meio de atendimento médico e farmacêutico aqueles indivíduos que não saibam lidar com as frustrações vividas . A médio prazo, é importante pontuar o valor das escolas , pois elas podem fazer palestras mensais ou semestrais com os jovens , para que eles sejam orientados e auxiliados a melhor forma de proceder e encarar as responsabilidades e também as pressões vividas. Para que assim , '' fingir ter paciência '' não seja mais outro fato social a ser encarado .
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!