O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Imediatismo da sociedade moderna e a dificuldade em lidar com as frustrações

"Todos os dias antes de dormir, lembro e esqueço como foi o dia, sempre em frente, não temos tempo a perder." Já dizia a música "Tempo Perdido", composta por Renato Russo, da banda Legião Urbana. Esse trecho evidencia que a sociedade vive uma época de imediatos, tudo é agora, como diz a letra, apesar de sermos tão jovens, ninguém tem tempo a perder, os dias não são aproveitados, apenas vividos, não há relações duradouras, como antigamente, onde as amizades duravam anos, casamentos eram eternos, onde esse tempo podia ser desperdiçado.
Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman vivemos uma "Modernidade Líquida", onde "nada foi feito para durar" as relações são superficiais, volúveis, tudo é passageiro. Uma das características dessa época é a falta de proximidade com o outro, há o fenômeno da "amizade de Facebook", o que favorece o relacionamento com várias pessoas ao mesmo tempo e até de lugares diferentes, isso é mais uma forma de suprir a falta de tempo, pois ao invés de marcar encontros com amigos, para conversar e desestressar, as pessoas optam por mergulhar nas redes sociais e conviver com "amigos virtuais". Onde não há contato com o diferente, pois a pessoa que pensa diferente, você pode simplesmente silenciá-la ou até excluí-la.
Assim, como retratado na música, a vida do ser humano globalizado, é uma vida de urgências. Tudo acontece ao mesmo tempo, e em uma velocidade descomunal, não há tempo para aproveitar a vida, para descansar, para diversão, ir a praia, sem ter hora para voltar pra casa sem pensar nos compromissos do trabalho, ou da escola. Outra consequência desse imediatismo é a crescente dificuldade em lidar com as adversidades da vida, com as perdas, com as frustrações, em geral. Hoje o jovem não é preparado para receber um não, não é incentivado a seguir tentando, pois o ato de tentar demanda tempo e isso é uma coisa rara em nossa sociedade. E ao desistir de persistir nos seus objetivos esse mesmo jovem acaba optando por uma caminho mais fácil, muitas fezes, fazendo uma coisa que não gosta. Gerando assim uma geração de adultos frustados, infelizes, e em alguns casos esses jovens/adultos, não suportam toda a pressão do agora e desenvolvem doenças como depressão .
Portanto, deve haver uma mudança comportamental na sociedade atual, começando pela melhor atuação da família, que tem que apoiar o jovem, nas suas escolhas profissionais, deixando-o amadurecer no próprio tempo. Deve ser ensinado na escola que cada um tem seu tempo e que, todos vão conseguir conquistar seus objetivos e que é possível sim, ter relações duradouras, não só líquidas . A mídia tem papel fundamental ao começar a divulgar em suas novelas por exemplo, casos que evidenciem o estresse como problema real e mostrar como se procura ajuda adequada, para aqueles que sofrem poderem se informar, aceitar e se tratar. Essas medidas devem ser tomadas para que a sociedade atual passe a viver cada dia, sem urgência, sabendo lidar com seus contratempos, pois só assim haverá jovens que ao se deitar, lembrem de cada detalhe de como foi o dia e que ele saiba que se quiser, pode ter todo tempo do mundo para perder.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!