O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Imediatismo da sociedade moderna e a dificuldade em lidar com as frustrações

Dentre tantas características do mundo moderno, destaca-se a busca constante pelo aperfeiçoamento, praticidade e pela rapidez. Esses aspectos se fazem presentes tanto no mundo material, com as tecnologias, quanto sentimental com o lado humano. Com a união desses dois conjuntos, formou-se uma sociedade imediatista que busca a qualquer preço seus objetivos e que não sabe lidar com a frustração decorrente dos meios usados para tal e dos fins chegados.
Com a marcação do tempo por meio de épocas, dias e horas, o ser humano mecanizou-se como um relógio. A necessidade constante do imediato, da rapidez e do agora, criou uma sociedade ansiosa que busca atingir suas metas não importa como, mas que tenha o resultado esperado. Portanto, conseguir isso é sinônimo de sucesso e vitória. Dessa maneira, robotizamos da mesma forma que mecanizamos o tempo.
A necessidade do ?aqui e agora? produziu pessoas que não sabem lidar com as frustrações do imediato. Aristóteles afirmava que a felicidade é a finalidade das ações humanas, sendo então, o objetivo de toda ação imediatista. Com isso, felicidade, sucesso e decepção contrapõem-se a sentimentos como frustração, tristeza e decepção, o que, por sua vez, faz com que estes sejam desconsiderados e menosprezados diante daqueles. Assim sendo, o descontrole dos resultados é enfrentado com dificuldade pelas pessoas e de forma negativa.
Fica claro, portanto, que a sociedade moderna é imediatista e não consegue lidar com as frustrações desse processo. Dessa forma, torna-se imprescindível aprender a encarar os sentimentos opostos como complementares. Para isso, é fundamental que desde os primeiros anos de vida a família trabalhe com tais sentimentos mostrando que enquanto uns trazem felicidades, outros preparam para momentos adversos e são necessários para o amadurecimento psíquico do indivíduo. Em conjunto com isso, é preciso que as escolas trabalhem o lado humano, fornecendo palestras e conversações entre os alunos para que ocorra o desenvolvimento emocional e acabe a visão dualista. Assim, a sociedade será preparada para as consequências do imediatismo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!