O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Imediatismo da sociedade moderna e a dificuldade em lidar com as frustrações

A pressa é amiga da frustração
Com o início da era industrial no século XIX e o seu desenvolvimento no século XX e XXI, os hábitos de vida da sociedade se transformaram, levando a várias mudanças que vão desde as que ocorreram no ritmo de trabalho até aquelas que culminaram no aumento de doenças psicossomáticas. Nesse contexto, é necessário analisar dois fatores como responsáveis pelo desenvolvimento de uma sociedade imediatista e incapaz de lidar com as frustrações: a busca pelos sujeitos de soluções fáceis e rápidas e a imaturidade cognitiva desses sujeitos.
Em primeiro lugar, a sociedade capitalista denunciada por Karl Marx, visa à geração de somas de dinheiro ou capital cada vez maior, isto é, a mais valia. Para isso, ela inventa alguns mecanismos como o trabalho em ritmos cada vez mais acelerados ou Just in time. Assim, a célebre frase "Tempo é dinheiro" está vinculada à busca de meios mais rápidos e mais fáceis para encontrar soluções para os problemas que visam à obtenção do lucro exploratório. Mas aí reside um problema, pois, muitas das vezes, soluções fáceis e rápidas costumam serem falhas.
E aí que surge a frustração. O que mais contribui para esse sentimento é a falta de maturidade emocional ou capacidade cognitiva dos sujeitos em lidar com situações em que não se saem vitoriosos. Se o sujeito não se adaptar à essas situações ele pode ficar cada vez mais frustrado o que pode levar a casos de até mesmo doenças mais graves como a depressão.
Desse modo, tanto a busca por soluções rápidas quanto a falta de equilíbrio emocional são fatores que contribuem positivamente para o imediatismo da nossa sociedade e sua dificuldade de lidar com as frustrações. Para melhorar esse cenário seria necessário adaptar os currículos escolares atuais com a inserção de disciplinas como a Psicologia e fortalecimento das já existentes como a Sociologia. A mídia também poderia ampliar o debate a esta questão colocando-a em evidência em seus programas. Afinal a mesma pressa que é inimiga da perfeição, é também amiga da frustração.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!