O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Imediatismo da sociedade moderna e a dificuldade em lidar com as frustrações

O livro célebre do século XVI "Romeu e Julieta" de William Shakespeare é um grande exemplo de imediatismo, na cena que Romeu se envenena ao achar que Julieta está morta, e também há o exemplo de não saber lidar com as frustrações representado na cena em que Julieta acorda, depara-se com Romeu falecido e também se suicida. Fora da ficção, casos como o da obra acontecem, não só por amor, mas também por preconceito, bullying etc. que leva as pessoas em um ato de desespero, após um acúmulo de decepções, a terminarem com a própria vida, e esse impasse precisa ser solucionado.
Outro grande exemplo mais atual foi representado pela série "Thirteen Reasons Why" onde Hanna Baker, a protagonista, se suicida após treze desapontamentos. Tais casos, mesmo que fictícios, traz um alerta a sociedade moderna sobre essa dificuldade das pessoas de superarem os problemas e afins, e que podem levar a um problema psicológico, a depressão e a morte, como já visto nos exemplos anteriores. Porém, o estopim de tudo isso é a expectativa e ela, precisa ser compreendida para posteriormente ser resolvida.
Contudo, Ambrose Bierce, crítico, escritor e jornalista estadunidense dizia que: "Expectativa: estado ou condição mental que, no cortejo das emoções humanas, é precedido pela esperança é seguido pelo desespero." O problema de não superar as adversidades está na criação de expectativas de que, por exemplo, as pessoas irão mudar ou que a vida irá se ajustar agora, e ao perceber que isso não aconteceu e que as coisas não andaram pelos trilhos que sonhava, apenas sobra o desespero em tentar resolver e disseminar a dor e essa pressa pode ser inimiga da perfeição.
Em suma, escritores junto com a mídia podem propagar obras, poesias, novelas e ademais sobre esse assunto em forma de alerta e ajuda, incentivando a população a procurar profissionais da saúde mental para auxiliar no que for necessário. Engenheiros de telecomunicações com o apoio do Governo podem desenvolver ouvidorias online e gratuitas para aqueles que também necessitam de acompanhamento médico por sofrer de ansiedade, depressão e outros. Por fim, o MEC de acordo com as Instituições de ensino podem projetar palestras com pedagogos e psicólogos sobre "Tudo tem o seu tempo para acontecer" para que os jovens se previna desse imediatismo e aprendam a lidar com as frustrações da vida, já dizia Pitágoras: "Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens."
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!