O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Imediatismo da sociedade moderna e a dificuldade em lidar com as frustrações

Segundo Zygmunt Bauman, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é fruto da "modernidade líquida" vivida no século XX. O imediatismo na sociedade atual e a dificuldade em lidar com frustrações, reflete essa realidade.
Em primeira instância, é válido destacar que a sociedade moderna é rodeada de tecnologias com a finalidade de, a princípio, facilitar a vida cotidiana. Porém, tais ferramentas proporcionam o chamado imediatismo, as mensagens instantâneas e as buscas rápidas impedem a população de respeitarem o tempo natural de processo de suas metas e anseios, o que pode deixá-las frustradas e abaladas emocionalmente.
Em segunda instância, ainda, estudos psicológicos realizados pela Universidade Federal de Minas Gerais apontam que a grande maioria de pessoas frustradas tendem a desenvolver depressão por não realização, muitas vezes, de uma vida utópica idealizada pela inversão de valores e ideais liberalistas atuais.Tal realidade também pode ser empregada na vida escolar, pois a pressão e a cobrança de não falhar, se destacar por ter boas notas e boa conduta também pode prejudicar o desempenho de estudantes ao lidarem com frustrações no âmbito escolar, além de desenvolverem distúrbios prejudiciais à saúde.
Dessa forma, portanto, em prol do combate à liquidez citada inicialmente, o Governo, em parceria com o Ministério da Saúde, deve proporcionar à rede pública de saúde, consultas gratuitas com psicólogos à respeito do uso adequado das tecnologias e conscientizar a população dos efeitos colaterais. Além disso, a escola, deve proporcionar palestras e aulas complementares no que diz respeito às frustrações no âmbito escolar e como lidar com as mesmas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!