O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Imediatismo da sociedade moderna e a dificuldade em lidar com as frustrações

A música "piloto automático" da banda Supercombo traz em forma de canção uma crítica à forma "automática" em que se vive nos dias atuais. Infelizmente no Brasil, assim como na música, o imediatismo tornou-se corriqueiro. Dessa maneira, é indispensável a análise do costume da sociedade moderna com a comodidade como uma causa do imediatismo exacerbado e a frustração e depressão como principais consequências.


Nesse sentido, entende-se que o imediatismo, tão comum na atualidade, é um comportamento geral proveniente de um contexto causal de anseio a algo. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a sociedade atual é uma "modernidade líquida" em que as pessoa são inconstantes e imediatas, sendo a tecnologia grande contribuinte, pois a rápida propagação de ideias e a comodidade da comunicação imediata trazem ganho de tempo. Diante disso, é perceptível como o comodismo com a facilidade em que tudo acontece afeta as noções de tempo e desperta cada vez mais anseios sobre o amanhã nos jovens modernos.


Sob esse viés, é inegável que o imediatismo afeta a vida da sociedade moderna no geral, tendo como consequência ascendente a frustração, em que aquilo que se anseia, quando não alcançado, comumente acaba gerando uma onda de tristeza e sendo um impacto frustrante. No livro "sociedade do espetáculo" do escritor Guy Debord mostra a forma em que uma sociedade vive de aparências em um mundo de comparações. Não diferente da realidade, as comparações com o tempo em que outra pessoa conseguiu algo atualmente também gera frustração, em que apesar de não ser uma doença, é considerada uma das mais fortes bases cognitivas para a depressão.


Infere-se, portanto, que medidas devem ser tomadas para uma diminuição da crescente dificuldade em lidar com a frustração. Sendo assim, o Ministério da Saúde, atuando como principal Órgão Executivo Federal da saúde, invista em terapias gratuitas, que atendam a toda a população, por meio de contratação de mais psicólogos que atendam pelo SUS - Sistema Único de Saúde - a fim de que a sociedade aprenda melhor a lidar com as frustrações e possam desligar o "piloto automático".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!