O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Imediatismo da sociedade moderna e a dificuldade em lidar com as frustrações

"Choque do presente: quando tudo acontece agora". Se relacionarmos as palavras do teórico Douglas Rohkoff permite a reflexão quanto a problemática do imediatismo vigente na sociedade causada pelo avanço tecnológico e a dificuldade de lidar com a frustração. Dessa forma, cabe analisar as causas da instantaneidade, bem como o desenvolvimento dos transtornos psicológicos.


Em primeiro plano, sabe-se que com a 3ª Revolução Industrial, durante o século XX, surgiram diversos avanços tecnológicos tal qual alguns malefícios para população, como por exemplo, a velocidade de como as informações circulam. Em consonância com esse fato histórico, observa-se que as frustrações estão diretamente ligadas a falta de respeito dos indivíduos com o tempo para que as coisas aconteçam, haja vista que esses não querem cumprir as etapas necessárias para que conquistem o desejado. Perante a isso, é de suma importância saber lidar com as dificuldades e obstáculos enfrentados na contemporaneidade a fim de evitar possíveis desilusões. 


Outrossim, nota-se que, infelizmente, os transtornos psicológicos tal como ansiedade e depressão estão presente na sociedade atual, visto que por conta das redes sociais, as pessoas buscam, sobretudo, a aprovação dos outros usuários. Vale ressaltar, contudo, que de acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, as ligações estão cada vez mais líquidas e sem profundidade, uma vez que esses usuários visam, acima de tudo, elevada quantidade de curtidas, comentários positivos e mensagens respondidas rapidamente. Assim, é inadmissível que esses indivíduos desencadeiam tais doenças psicológias quando simplesmente não acontece o que eles almejam.


Torna-se evidente, portanto, que devemos buscar uma solução para esse viés. Desse Modo, o Ministério da Saúde deve investir no setor da saúde mental no ambiente virtual, por meio de divulgação da importância da ajuda psicológia, com diálogo com a família e com incentivo a prática de atividades físicas. Espera-se com isso, mitigar o uso das redes sociais e desenvolver a reflexão quanto o problema do imediatismo como sugere as palavras de Douglas Rohkoff. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!