O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Imediatismo da sociedade moderna e a dificuldade em lidar com as frustrações

           Germinar 


      Mendel foi um monge botânico que plantou mais de dez mil ervilhas a fim de padronizar cores e características de tal fruto. Ato contínuo, hoje, os estudos que se concretizaram fornecem-lhe o título de Pai da Genética, e virtudes como paciência e resiliência não lhe faltam à biografia. Porém, no que tange à modernidade, os mecanismos de obtenção de informação ultrapassam a expressividade do empirismo que, por consequência, circula de maneira fácil, representando o imediatismo na aldeia global. Desse modo, fica em evidência que a dificuldade de lidar com frustrações se liga aos avanços tecnológicos e, juntamente,  projetam a ansiedade social.


     Em primeiro plano,o escritor Augusto Cury define a ansiedade como o mal do Século XXl, no livro A Ansiedade. Portanto, como uma forma de vício, os celulares não se desgrudam dos indivíduos e, de forma lúdica, funcionam como um órgão externamente acoplado. Por conseguinte, o imediatismo tornou-se uma nova moeda de troca que, se não compartilhada, gera emoções fortes de frustração e angústia, nas quais podem desencadear a depressão.


     Em outra análise, o filósofo brasileiro, Zygmunt Bauman expõe o termo “modernidade líquida” para contextualizar as atuais relações interpessoais. Não distante, tão rapidamente as ações se fazem, de maneira proporcional, desmontam-se, caracterizando a liquidez da sociedade instantânea. Assim, a dificuldade de lidar com frustrações está ligada não só a superficialidade da sociedade, como também a falta de preparo emocional - ênfase que o imediatismo é um catalisador no desenvolvimento da ansiedade.


     Nesse sentido, diante do exposto, percebe-se a real importância de ações na reta da saúde mental, essencialmente, da população brasileira. Cabe ao Ministério da Saúde (MS) maior abrangência nacional pelo Sistema de Saúde Unificado (SUS) de transtornos mentais a fim de se acompanhar o desenvolvimento de quadro clínicos, por meio de verbas e administração federal. O efeito esperado é a redução da ansiedade, na qual pode abrir outras vertentes. Quem sabe assim, contar ervilhas seja uma filosofia a se seguir.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!