O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Imediatismo da sociedade moderna e a dificuldade em lidar com as frustrações

Segundo Zygmunt Bauman, a sociedade moderna é líquida, ou seja, está em constante transformação, não conseguindo permanecer na mesma forma durante muito tempo. Sob esse viés, a modernidade líquida descreve o comportamento presente na sociedade após a globalização, que possui como sua principal característica o imediatismo das coisas, concomitante a dificuldade em conseguir superar as frustrações, que tem como forte influenciador as mídias sociais. Portanto, torna-se necessário a discussão referente a esse assunto.


Em primeira análise, de acordo com o Bauman, a sociedade mudou a sua perspectiva sobre o tempo - antes era considerado linear, agora é visto pela ótica do pontilhismo - na qual os acontecimentos daquele determinado momento não possuem ligação com os que aconteceram ou irão acontecer. Nesse contexto, é a partir desse pensamento que surge o sentimento de imediatismo da sociedade moderna, uma vez que, por não conseguir associar os tempos, acredita que todas as coisas precisam acontecer rapidamente para ficarem realizadas e felizes. No entanto, como a realidade não pode ser associada a série "Black Mirror", em que os personagens conseguem manipular o tempo para as coisas acontecerem na hora desejada, as pessoa acabam não conseguindo realizar as suas vontades no curto período de tempo queriam.


Em segunda análise, outro fator relevante é a forma como as mídias sociais influenciam no psicológico de muitos indivíduos que acreditam em tudo o que acontece nela é desejam isso em sua vida. Partindo desse princípio, de acordo com o filósofo Aristóteles, as pessoas têm como objetivo alcançar o estado de felicidade plena, que só é possível quando estão completamente realizadas. Nessa perspectiva, quando os cidadãos passam a ver com frequência pessoas bem sucedidas e felizes nas redes sociais, eles tendem a querer esse sentimento. No entanto, quando os planos que deveriam ser cumpridos para que alcancem o desejado não é concluído, se sentem frustrados ao ter o pressuposto de que apenas eles não são capazes de conseguir realizar feitos importantes em sua vida, e como consequência disso passam a não saber lidar com essas frustrações.


Dessa forma, ao perceber os impactos do imediatismo da sociedade junto da dificuldade com as frustrações, medidas devem ser tomadas. Portanto, é preciso que o Estado com auxílio de psicólogos, conscientizem a população para que tenham o conhecimento de que vão alcançar o desejado com esforço e no seu próprio tempo. Por meio de palestras de profissionais e debates em locais públicos, como praças e escolas, com o intuito de que os indivíduos consigam saber lidar melhor com as suas falhas e com o seu tempo. Assim, quando a sociedade ter consciência de que cada coisa acontece no seu tempo, ela começará a deixar de ser tão líquida como foi observado pelo Bauman.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!