O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Imediatismo da sociedade moderna e a dificuldade em lidar com as frustrações

Em "Desconstrução" música do cantor Tiago Iorc, é abordado a narrativa de uma personagem que tem um fim trágico, pois, ao longo da vida não conseguiu suportar o peso das cobranças e padrões impostos pela sociedade. Para além da letra da canção, na modernidade nos encontramos em um mundo ansioso e persistente na cultura do imediatismo. Somos bombardeados com expectativa dos outros e de nós mesmos e ao não conquistar o que almejamos nos frustramos e buscamos as piores maneiras para lidar com nossos problemas.


Na obra "Sociedade do Espetáculo", o teórico Guy Debor crítica a contemporaneidade, tempo em que tudo é vivido a partir de imagens e simulacros expostos nas redes sociais. Somos induzidos a construir nossos espetáculo individuais, interpretá-los diariamente e sermos protagonistas de sucesso no trabalho, na escola, nos nossos relacionamentos e etc. No entando, para além das imagens temos cidadãos frustrados que não conseguem lidar com as pressões sociais e individuais, o o que resulta em patologias como a depressão, ansiedade e corpolatria muito bem representadas por Tiago Iorc.



A constante exibição de uma vida idealizada, a imposição de paradigmas, a busca pelo corpo perfeito (quase inatingível), pelos meios midiáticos contribui diretamente para denominadas patologias da modernidade. Jovens e adultos buscam a partir das bebidas, drogas, automutilação e no pior dos casos o suicídio, maneiras de lidar com as decepções que são produto da necessidade de se encaixar nos padrões exigidos pela sociedade e por não conseguirem o que almejam imediatamente.


Dessarte, qualquer um poderia se encaixar na figura da personagem da canção "Desconstrução", logo, é mister que haja ações governamentais para lidar com as questões que adoecem nosso corpo civil. Urge que o Ministério da Saúde lide e conscientize os cidadãos a olhar as doenças como depressão com mais seriedade, por meio de projetos e campanhas. Os meios de comunicação em massa devem refletir sobre os resultados dos conteúdos exibidos por eles, mostrando não só fantasias mas também a realidade da população. Se faz necessário diálogos dentro do ambiente escolar, com professores e psicólogos, a fim de preparar nossos jovens para enfrentar seus problemas da melhor forma.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!