O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Homossexualidade e preconceito no Brasil

Na Idade Média a "caça às bruxas" foi marcada pela perseguição, tortura e óbito de pessoas julgadas de " bruxas satânicas". Esse passado não difere da questão da homossexualidade no Brasil , que vive um período de morbidez , uma pessoa LGBT é morto a cada 27 horas. Por essa razão, é necessário desarticular a raízes desse genocídio e pautar os desdobramentos dessa faceta caótica .
É indubitável que a herança histórica relaciona-se com essas problemática. Durante o período colonial os ensinamentos introduzidos pela igreja católica , sobretudo aquele que afirma que Deus fez o homem para relacionar-se apenas com a mulher e vice-versa , favoreceu a construção de uma sociedade estruturada em raízes heteronormativas e preconceituosas, que censura homosexuais e afirmam que essa é uma opção sexual que vai contra a "normalidade" e a escolha do criador .Tal fato está conforme a reflexão de Karl Marx , na qual afirma que o ser social do homem que determina sua consciência.
Como desdobramento dessa temática e das díspares formas de agressão a pessoas LGBT, faz-se relevante ressaltar a garantia de liberdade estabelecida pela Constituição de 1988. Nesse sentido, de acordo com o Código Penal , toda pessoa tem obrigação de respeitar a opção sexual alheia e para tanto é deve do Estado assegurar os devidos meios. No entanto, o que se nota é o aumento de 460% de denuncias de agressão a homoafetivos e a inoperante proteção estatal para com os mesmos, visto que a prática de homofobia não é tipificada como crime , o que faz aumentar casos de violência e violação de direitos .
É inquestionável , portanto a efetivação de medidas que apoie e dignifique a escolha sexual de cada cidadão . Para tanto , a família pode ensinar seus filhos , através do diálogos entre eles , a respeitar a identidade e opção de cada indivíduo a fim de que haja tolerância ao diferente . Além disso , é dever do Legislativo criar leis que punem com rigor práticas homofóbicas , com intuito de garantir segurança aos homosexuais e evitar a violência nas cidades . Só assim o país tornar-se-á mais justo e pacífico.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!