Os homossexuais vivem em constante luta por respeito e igualdade no Brasil. Diversas conquistas já foram feitas, como o direito a união estável entre pessoas do mesmo sexo, mas ainda há muitas dificuldades. Infelizmente, os homossexuais sofrem grande rejeição e preconceito diariamente no país. Além disso, atos de violência contra gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis acontecem com frequência.
A sociedade brasileira parece ter certa dificuldade em aceitar a homossexualidade em seu meio. Prova disso é a pequena quantidade de homossexuais inseridos nas empresas, principalmente em cargos executivos, em comparação com indivíduos heterossexuais. Até mesmo na política do país há preconceito, pois senadores, deputados e outros utilizam argumentos religiosos, fascistas e muitas vezes homofóbicos para não dar extensões aos direitos dos homossexuais.
Outra triste realidade que gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis têm que enfrentar é a violência. O número de assassinatos a homossexuais no Brasil chegou a 338 em 2012, mais de uma morte a cada 26 horas. Casos graves de espancamento também são recorrentes. Porém a violência que ocorre não é somente a física. Ofensas, piadas, humilhações, entre outros estão presentes no cotidiano dos homossexuais, que vivem com medo.
"O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar suas mentes não conseguem mudar nada", já dizia George Bernard Shaw. Para que os homossexuais conquistem seus direitos no Brasil é necessário uma mudança na mente da população. A mídia pode contribuir fazendo campanhas publicitárias com famosos que são homossexuais, falando sobre suas vidas e dificuldades que enfrentam. A criação de debates e projetos culturais nas escolas contra a homofobia, expondo o mal que ela faz, também pode ajudar na mudança. A aplicação de punição àqueles que forem pegos em práticas homofóbicas deve ser feita sempre, para que o preconceito e a violência contra os homossexuais sejam extintos e haja igualdade.