ENTRAR NA PLATAFORMA
HIV na terceira idade

   O livro "Depois Daquela Viagem", de Valéria Polizzi, retrata a trajetória da autora após contrair HIV ainda jovem. Todavia, a transmissão dessa doença não é comum somente entre os jovens, assim, a disseminação do retrovírus da Aids vem crescendo entre os idosos, tornando-se uma problemática. Dessa forma, o HIV na terceira idade é um obstáculo e merece atenção do Ministério da Saúde, dado que o desuso do preservativo gera o adoecimento da população idosa.


  Nesse sentido, a Aids é transmitida facilmente na terceira idade devido ao desuso da camisinha. Porquanto, durante os anos de 1980, a pandemia de Aids afetou a maior parte do mundo e foi responsável por milhares de mortes, no entanto, o vírus só alcançou essas proporções devido à impopularidade dos preservativos no século XX. Por conseguinte, devido a fatores históricos e culturais, a população mais velha não tem o costume de utilizar camisinha e acaba ficando exposta ao HIV e outras infecções. Não obstante, os idosos não têm noção da importância do preservativo, visto que não tiveram contato com a educação sexual, portanto, desconhecem a gama de doenças transmitidas sexualmente. Logo, a terceira idade frequentemente dispensa a utilização de preservativos.


   Outrossim, essa ausência de proteção sexual permite o adoecimento do grupo. Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos de HIV entre os idosos aumentaram 7 vezes entre 2007 e 2017. Assim, por não utilizar a proteção adequada, essa população está adoecendo, visto que o número de doentes apenas cresce e não há cura efetiva. Ademais, os idosos já são portadores de limitações e a imunodeficiência causada por esse vírus prejudica ainda mais a saúde do grupo. Destarte, é inadmissível a continuidade dessa problemática.


  Infere-se, portanto, que a falta de utilização do preservativo é responsável pelos casos de Aids entre os idosos. Logo, é emergencial a ação do Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Cidadania, na criação de oficinas de educação sexual para a terceira idade. Criadas por meio de um projeto de lei, essas oficinas contariam com técnicos de saúde, médicos e professores  e poderiam ser aplicadas em centros comunitários. Espera-se, com essa medida, conscientizar os idosos sobre a importância da camisinha e diminuir a transmissão de HIV na terceira idade.   

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde