ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

HIV na terceira idade

Segundo informações do Ministério da Saúde, o número de casos de idosos portadores da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) recrudesceu, em menos de duas décadas, mais de 50%. Sob essa óptica, destaca-se que tal problemática deve-se ao preconceito acerca da doença e à ausência de educação sexual na formação instrutiva, a qual perdura até hodiernamente. 


Em primeiro lugar, é imprescindível ressaltar que os dilemas os quais imperam sobre o debate de doenças sexualmente transmissíveis são causa da ocorrência dessas na terceira idade. Nesse sentido, faz-se valer o pensamento de Michel Foucault, o qual diz que existem temas silenciados na sociedade. De maneira análoga, muitos idosos ainda veem o HIV como tabu, pois, devido a pensamentos caracterizados pela idiossincrasia -- definida, conforme o dicionário Michaelis, pela criação de estereótipos, normalmente pejorativos, referentes a um determinado grupo --, a ideia equivocada de que portadores dessa síndrome podem transmiti-las facilmente ainda subsiste e, por isso, muitas vezes o contato com eles é evitado, o que gera a supressão desse assunto, assim como proposto por Foucault. Logo, é notória a falta de informação acerca da SIDA, fato responsável por favorecer o contágio da doença, principalmente, em idosos, os quais possuem, muitas vezes, pensamentos conservadores sobre o tema.


Ademais, a inexistência de matérias educativas sobre práticas sexuais com segurança reverbera na forma de casos de HIV na sociedade. A título de ilustração, a série televisiva "Sex Education" retrata o colégio de Moordale, no qual o adolescente Otis, filho de uma terapeuta sexual, é constantemente procurado por alunos em busca de respostas a indagações a respeito de relações íntimas, visto que na instituição em que estudavam o assunto não era discutido. Da mesma forma, fora da ficção, a falta de instrução sexual aos discentes é realidade, podendo repercurtir até a idade longeva, o que leva, devido a não utilização de métodos contraceptivos, ao contágio por HIV. Desse modo, é nítido que a ausência de educação sexual na fase de formação do indivíduo afeta-lhe na terceira idade, possibilitando a contração de doenças venéreas.


Nota-se, portanto, que o Estado deve tomar medidas imediatamente. Às prefeituras locais, cabe prover conhecimento ao público da terceira idade, por meio de palestras interativas ministradas por profissionais da área de educação sexual, além de criar vídeos em mídias sociais que instruam os indivíduos sobre o assunto, com o intuito de evitar casos de HIV e fornecer boa qualidade de vida. Somente assim, a Síndrome da Imunodeficência Adquirida deixará de afetar os idosos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado