ENTRAR NA PLATAFORMA
HIV na terceira idade

Aids, doença que ficou famosa por matar diversos artistas, entre eles, Fred Mercury. Trata-se de um problema causado pelo vírus HIV, transmitido, na maioria dos casos, pela via sexual sem proteção. O que tem chamado a atenção, atualmente, é o fato de idosos estarem contraindo a doença com muita recorrência, tendo como causa principal a tradicional cultura da terceira idade, o sexo sem camisinha. Isso traz consequências que pioram a situação.


Em primeira análise, percebe-se um aumento significativo do número de idosos com HIV, de 2007 a 2015. O crescimento dessa taxa chega a 700% entre pessoas com 50 a 54 anos, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). Atrelado a esses dados, tem-se mortes por outras causas, mas que são consequência direta da infecção pelo vírus, como é o caso da tuberculose, em que uma a cada cinco mortes está relacionada a idosos com Aids, de acordo com o MS.


Em decorrência dos fatos, é necessário achar o princípio do problema. Gil Casimiro, assessor do MS, alega que pessoas da terceira idade não têm o hábito de usar preservativo, principal barreira para o HIV, pois, durante a juventude, eles não tinham informação sobre o principal método protetor, a camisinha. Tendo acesso às informações discutidas, o jornal "Bonde" criticou o Estado pelo descaso com essa discussão, pois não há pautas relacionadas a isso no governo. Assim, fica evidente a necessidade de intervenção.


Infere-se, portanto, partindo de uma lógica de causa e consequência, que o Estado deve investir na conscientização dos idosos sobre a importância do uso do preservativo, por meio de campanhas que serão realizadas a partir do MS. Este deverá direcionar propagandas apelativas ao uso, por redes televisivas e midiáticas, expondo os dados que tanto chamam a atenção. Dessa forma, espera-se que o número de contaminações regrida e, consequentemente, os problemas atrelados a elas também.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde