ENTRAR NA PLATAFORMA
HIV na terceira idade

                          Sexo da terceira idade e doenças venérias 


    No livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, o escritor fala sobre uma forma de fecundção in vitro sem a necessidadeda relção sexual, com o objetivo único da reprodução humana. Contudo, fogindo desse mundo "ideal" de Huxley, com desenvolver dos meios contraceptivos o sexo parou de ser tratado como algo somente para reprodução, proporcionando a população uma vida sexual ativa e  em tese segura. Todavia o que tem causado preocupação entre os especialistas e medicos, é o crescente numero de doenças sexualmente trasmissiveis principalmente em idosos. 


    Bem como, não só o crescente numero de doenças sexualmente transmissíveis entre idosos tem causado preocupação mas também o por quê disso estar ocorrendo. Com o desenvolvimento de medicações e tratamentos médicos, a vida sexual de pessoas da terceira idade tem melhorado e com isso o grande crescimento de doenças. O não uso da camisinha é o principal fator desses contágios entre a terceira idade. Pois, apesar de conhecerem sobre a importância desse contraceptivo, essa parcela da população apresenta -de acordo com site Bonde-, um aumento de 657% contaminados em 10 anos. Esse percentual só desmontra o risco que essa populção tem enfrentado e o preconceito  que eles lidam todos os dias, principalmente pelo fato de serem idosos.


   Junto a isso, não só o preconceito e o aumento das doenças, os riscos delas para saúde de uma pessoa idosa é muito maior. Com acréscimo da idade -na maior parte dos casos-,  a tendência de ser mais sucetível a uma infecção aumenta pois com a imunidade baixa,os idosos são alvos mais fáceis para elas. E com isso, não só por causa da doença venéria mas como outras preexistentes como: diabétes, pressão alta, problemas cardiovásculares , acabam agravando o quadro desses idosos, tornando o tratamento mais dificíl. Assim como esse fator, outra questão é a cultura do preservativo. Apesar de serem informados sobre esse método contraceptivo,o uso dele ainda causa desconforto entre os idosos, pois a implementação da camisinha na sociedade tem poucos anos, sendo para eles algo que não se encaixa com a realidade em que viveram. O socíologo Emile Durkheim definia como anomia, uma ausência ou desorganização do estado que provocam intensas mudanças no mundo social,o que se  assemelha muito com o que esses idosos tem vivido.  


   Desta forma, mesmo com o aumento da qualidade de vida em relação ao fator sexual para os idosos terem melhorado, o crescimento das doenças sexualmente transmissíveis causam preocupação. Para garantir melhorias dessa parte da sociedade, é necessário que primeiro exista uma quebra de tabu em relação ao preconceito com o sexo na terceira idade. Assim como um incentivo a informações e educação por parte do Ministério da Saúde e Midías, sobre a importância do contraceptivo em todas as idades, incluindo a terceira. Com o objetivo de evitar que não só a saúde sexual dessa população seja prejudicada, como a sáude em um total. Sendo papel do governos e ministérios que essa anomia de acordo com Durkheim seja findada. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde