ENTRAR NA PLATAFORMA
HIV na terceira idade

A AIDS é uma doença muito grave que causou comoção nacional ao levar à morte ídolos, como Renato Russo e Cazuza. Desde Então, campanhas sobre a importância do uso da camisinha e os perigos do HIV tornaram-se frequente. Contudo, essa enfermidade vem ganhando força entre os idosos, pessoas que viveram na mesma época que os roqueiros citados. Tal fato, está relacionado à ausência de hábito gerado na juventude e à falta de atenção pública.


No livro “O Poder do hábito”, é relatado que os Estados manipulam os costumes socais, a fim de conter problemas de saúde ou segurança. Dessa forma, como as DST’s não eram muito populares cerca de 50 anos atrás, os governantes não estimularam hábitos que visassem a prevenção delas e essa ausência de costume gerada enraizou-se na população da época, que envelheceu levando isso consigo. Nesse sentido, como na terceira idade não há grandes possibilidades de gravidez indesejada, a prática de não usar preservativos, adquirida quando jovem, ganha ainda mais força. Vê-se, assim, que a falta de prevenção tem origem no passado.


Ademais, a falta de atenção para com sexualidade dos idosos agrava esse cenário. Mesmo que o sexo seja natural, os padrões morais enraizados pela cultura católica transformam-no em um tabu. Esse ainda mais forte quando se trata da terceira idade, visto que as pessoas não conseguem ver os idosos como seres com desejos sexuais, resultando em um descaso social pela sexualidade da terceira idade e, por consequência, na ausência de campanhas e politicas públicas sobre o tema.


Fica claro, portanto, que o HIV na terceira idade é um problema e medidas devem ser tomadas para sua resolução. O Ministério da Saúde deve treinar os médicos para conscientizarem seus pacientes idosos sobre os riscos das DST’s e ensiná-los a como se prevenir contra essas enfermidades.  Além disso, é dever da Mídia criar comerciais e campanhas que tenham foco na sexualidade das pessoas mais velhas e na importância do uso da camisinha. Só assim, o destino que alguns ídolos tiveram não será um risco para seus contemporâneos.  

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde