ENTRAR NA PLATAFORMA
HIV na terceira idade

De acordo com a Constituição Federal, todo cidadão tem direito a segurança, a liberdade e ao bem estar. Visto isso, é possível mencionar que casos de HIV têm crescido entre idosos, pelo Tabu existente e pela negligência da rede de saúde em não enfatizar o uso de preservativo na fase idosa. Para isso, medidas do Governo e do Ministério da Saúde precisam ser tomadas.


Em primeiro lugar, é visível que nos últimos anos o grupo da terceira idade tem estado mais ativos e cada vez mais participativos de atividades que eram julgadas serem apenas para jovens. Apesar de muitos tomarem sua posição na sociedade, ainda é existente o tabu se tratando de sexualidade. A verdade é que indivíduos dessa faixa etária se negam em buscar ajuda ou informações sobre o assunto, pelo medo da repressão social e o constrangimento; o que têm os deixado ainda mais suscetíveis à contração de ISTS (Infecções Sexualmente Transmissíveis).


Ainda deve-se pontuar que, o número de indivíduos entre 60 e 70 anos infectados com soropositivo têm crescido pela negligência da rede de saúde, pois tal poder não aborda à esse grupo sobre infecções sexualmente transmissíveis. De 2009 a 2018, o número de idosos diagnosticados com HIV trisplicou de 168 para 627 só no Estado de São Paulo,de acordo com a Faculdade de Medicina da Univerdade de São Paulo (FMUSP). Logo é visível que a sociedade mais velha precisa ser protegida em termos de orientação sexual, previnindo assim o aumento de doentes e o número de mortalidade causadas por essa patologia.


Em resumo, é preciso tal mobilidade do Governo para amenizar essa problemática. Cabe ao Governo Federal junto ao Ministério da Saúde promoverem campanhas de prevenção do vírus da AIDS, procurando mover postos de saúde, a mídia e as redes sociais, visando uma maior conscientização da população brasileira. Assim será oferecido não só a prevenção, mas também o apoio e o esclarecimento de qualquer dúvida à essa comunidade, que mais do que ninguém merece o bem estar como direito.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde