ENTRAR NA PLATAFORMA
HIV na terceira idade

      A AIDS é causada pela presenda do vírus  HIV, e passada através de relação sexual ativa em sua maioria. Esse vírus impede que o organismo combata á doença, pois fragiliza o sistema imunológico humano. No entando, os casos de HIV tem aumentado significativamente nos últimos anos. Embora a ciência e a medicina tenha tratamentos eficientes no combate dessa doenças, as campanhas de conscientização não são direcionadas para o público mais velho. 


      Em primeiro lugar, vale ressaltar que grande parte do público velho mantém sua vida sexual pouco ativa, isto é, a doença pode ter sido contraída á anos atrás, visto que esta doença sexualmente transmissível pode permanecer anos no corpo. Além disso, as campanhas de uso do preservativos, como o uso de camisinha, não eram passado e propagados com a mesma frequência que hoje, o que levou a crença de que não era possivel contrair a doença com a idade mais avançada visto  que a mesma não é exclusiva, mas torna a pessoa passível ou vunerável á outros tipos de doença.  


     Contudo, o aumento nos casos de HIV na terceira idade, tem causado grande preocupação, quando nessa idade, há também, um aumento nos casos de disfunção de doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e colesterol elevado, entre outros. Assim, tais problemas, podem complicar um pouco mais o quadro para tratamento, como a perca de peso muito rápida e o surgimento de doenças como a tuberculose, visto que o mesmo demora um pouco mais para reagir aos tratamentos prescritos por um especialista da área. Nesse contexto, de acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), uma em cada cinco mortes por tuberculose ocorre entre soropositivos. 


     Por isso, percebe-se que o único caminho para que essa epidemia não se propague, é a prevenção. Visto portanto, que a principal causa desse aumento nos casos de hiv é a falta de informação no que diz respeito á prevenção, a tecnologia aliada á ciência, trás beneficios, e que através do sistema único de saude, deve ser feito urgentemente um projeto de conscientização via internet e presencialmente, como palestras, afim de atenuar essa problematica vigente na sociedade. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde