ENTRAR NA PLATAFORMA
HIV na terceira idade

O Estatuto do idodo é uma lei organica a qual tem como objetivo garantir a pessoa com mais idade o direiro de lazer, direito à vida, à saúde, à alimentação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito. No ententando os idosos não estao usufruindo de todos seus direitos. Tem se observado nos ultimos anos o aumento de casos de HIV entre os idosos. O maior crescimento é entre as mulheres, com o aumento de 75%, enquanto entre os homens a alta foi de 43%.


Em primeiro plano precisamos analisar os motivos que levam a esse crescimento alarmante. A vida sexual do  idoso é tratado como tabu por conta da idade avançada, não são considerados sexualmente ativos, isso faz que campanhas sejam direcionadas somente ao público jovem, deixando de alertar o idoso sobre os perigos. A percepção negativa dessas práticas por parte da sociedade, como os profissionais da saúde ao não tatratar o idoso como possivel alvo de contrair o HIV, com essa postura dificulta o diagnostico e acaba comprometendo a vida e o tratamento do idoso que vive com a doença.


Diante das situações citadas, é necessaria mudanças na forma de lidar com o idoso, garantindo o direito do bem estar e à saúde. Aprevenção é o único caminho para que essa epidemia não se propague ainda mais, uma nova postura dos serviços  e profissional é essencial, com cartilhas informativas de como se prevenir e o que fazer caso seja  infectato, consequentimente possibilitando ao idoso melhor qualidade de vida.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde