ENTRAR NA PLATAFORMA
HIV na terceira idade

 Para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada. O argumento do jornalista e crítico social Henry Louis Mencken, leva a reflexão de que é preciso considerar todas as opções antes de se fazer uma escolha. Nessa perspectiva, ao analisar a incidência de AIDS( Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) na Terceira Idade, observa-se que o crescente aumento de sorologia positiva nessa parcela da população. A partir desse contexto, se faz bastante relevante debater sobre o tema abordado.


 Em primeiro momento, insta esclarecer, que a Constituição Federal de 1988 reconhece a saúde como direito de todos e dever do Estado. No entanto, segundo dados do Ministério da Saúde, o número de casos nos últimos 14 anos cresceu 75% somente entre as mulheres. Sob essa ótica, ganha particular importância a concepção proposta por Mencken, pois não basta a existência de leis para a alteração da realidade, é necessário o empenho da sociedade civil e do Estado cobrando e fiscalizando o ordenamento jurídico.


 Outro ponto importante, e a forma de inclusão e acesso a informação de idosos a programas de conscientização, uma vez que há muita resistência por parte de alguns indivíduos. Nesse sentido, muitas vezes o medo de descobrir ter algo que já fez inúmeras vítimas, pelo preconceito que poderá sofrer diante de conhecidos, ou simplesmente por achar que não pode acontecer com ele, faz com que negligenciem o assunto


 Diante do exposto, é primordial que o Ministério da Saúde invista na capacitação de profissionais, métodos preventivos e infraestruturais, tanto quanto incentive ações privadas, que possam mudar a forma de pensamento do idoso quanto a essa temática. Por meio dessas ações, espera-se reduzir o número de novos casos. Em analogia a Mencken, que esse problema tão complexo seja resolvido de forma simples ou complexa, porém, correta.


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde