ENTRAR NA PLATAFORMA
HIV na terceira idade

Para a infectologista Anita Campos, “ o HIV não tem idade e atinge todas as faixas etárias, tanto jovens como e  idosos”, ambos correm riscos e dados mostram isso. Ao fazer análise da sociedade busca-se descobrir as causas e quais consequências que impactam na vida cotidiana dos brasileiros, visto que a cada ano, o número de idosos com DST, no Brasil, cresce de modo demasiado por estar associado a pessoas mais vulneráveis.

Em primeiro plano, urge ressaltar que com os avanços da ciência, é possível manter a qualidade de vida das pessoas infectadas. Porém, não se discute acerca de sexualidade na terceira idade. O uso de preservativos nessa fase ainda é um tabu, o que complica, ainda, mais a problemática, pois aumenta o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

Ademais, conviver com o vírus HIV com a idade avançada, traz desafios a serem enfrentados, uma vez que são assuntos carregados de preconceitos e tabus sociais. Em consequência disso, foram registrados 2.217 casos de aids, no Brasil, segundo o boletim epidemiológico. A maioria desses casos ocorrem por falta de tratamento adequado, como diz magalli berutti “ Saúde brasileira: hospitais públicos em falência, médicos em greve, pacientes na fila”. É inaceitável, que em tempos modernos, os hospitais brasileiros ainda não tenham suporte necessário.

Dado o exposto, é mister que a união entre a organização mundial da saúde (OMS), e a sociedade juntem-se para solucionar a problemática. Para tanto, é importante lembrar que a realização de ações de prevenção nas Unidades Básicas de Saúde, assim como a capacitação de seus profissionais, possibilitará que um maior número de pessoas idosas sejam orientadas sobre o assunto.  Por meio da mídia deve-se enfatizar que o idoso deve ser acolhido sem discriminação, independentemente de sua condição, atividade profissional, orientação sexual ou estilo de vida. Afinal, como diz Anita Campos HIV não tem idade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde