ENTRAR NA PLATAFORMA
HIV na terceira idade

               Na série "Elite", Marina, personagem principal da trama, possui o vírus "HIV" e, sua família usa de todos os mecanismos para esconder tal fato da sociedade. Fora da ficção, o mundo real revela uma epidemia de casos da doença conhecida como "Aids", uma enfermidade complexa de enfrentar, ainda mais entre os idosos. Logo, deve-se entender de qual forma os fatores sociais e governamentais contribuem para o revés.


                   Em primeiro plano, cabe destacar a influência da comunidade civil como fundamental no processo do "HIV" na terceira idade. Dentro disso, o escritor Émile Durkheim afirmou que o homem é resultado do meio onde vive. Paralelamente, tornou-se uma adversidade os idosos buscarem informações sobre a prevenção e o tratamento da doença, devido ao envergonhamento perante a população preconceituosa. Desse modo, afastando os longevos das medidas necessárias para solucionar o entrave.


                        Ademais, é válido ressaltar o setor institucional de maneira essencial nesse cenário flagelador. Em correlação, o sociólogo Pierre Bourdieu concretizou que aquilo que foi criado para ser instrumento da democracia direta não pode ser convertido em mecanismo de opressão simbólica. Por consequência, a ausência de informação sobre o vírus voltada para a terceira idade em função da ineficiência governamental causa o desinteresse dos mais velhos no assunto que, por sua vez, promove o crescimento do número de idosos contaminados.


                            Diante do exposto, faz-se necessário que o Ministério da Educação dissemine campanhas conscientizadoras em parceria com as mídias, através do depoimento das pessoas portadoras da "Aids", a fim de motivar os mais velhos a enfrentarem o preconceito da sociedade. Além disso, é mister que o Ministério da Saúde desenvolva uma rede telefônica assistencial para suprir dúvidas dos idosos sobre métodos de prevenção e tratamento da enfermidade, com o objetivo de potencializar o acesso à informação para esse público. Somente assim, tais iniciativas serão decisivas na construção do debate acerca do "HIV" na terceira idade.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde