ENTRAR NA PLATAFORMA
HIV na terceira idade

    De acordo com o sociólogo Émile Durkhein, a sociedade funciona como um “corpo biológico”, o qual, para ser igualitário e coeso, depende das partes que o compõem. Sendo assim, no Brasil, pode-se observar uma falha nesse funcionamento, visto que há grandes dificuldades em combater os casos de HIV na terceira idade. Diante desse cenário, faz-se pertinente debater acerca das causas de HIV na terceira idade, para, só então propor solução prática.
    Em primeira análise, convém salientar que a constituição federal de 1988 assegura ao Poder Público o dever de fiscalizar e fomentar o combate à propagação de doenças como a aids, além de acompanhar os devidos resultados. No entanto, é evidente que, apesar desses projetos existirem , ainda não são suficientes ou satisfatórios. Prova disso foi o aumento em sete vezes a quantidade de diagnósticos com HIV na terceira idade, de 2007 a 2017, segundo o Ministério da Saúde .


       Outrossim, é notório que a educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Atualmente o ocupando a nona posição na economia mundial , segundo o Instituto de Pesquisa e Relações Internacionais, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema de ensino eficiente. Entretanto, a realidade é o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nos episódios de HIV na terceira idade. Uma confirmação é que uma parcela dos idosos com HIV foram infectados quando jovens e outra parcela infectados quando idosos. Tudo isso , pois não tiveram uma educação sexual adequada na infância e nem ao longo da vida.
       Diante do exposto, portanto, urge que medidas precisam ser tomadas. Destarte, entre elas, é necessário que o MEC (Ministério de Educação e Cultura)em parceria com o Ministério da Saúde, por meio de verbas governamentais, criem centros educacionais especializados em promover a educação sexual para todas as faixas etárias, recrutando de início cidadãos de baixa renda. Além disso, esses centros Educacionais vão ter a obrigação de propagar campanhas e palestrar em escolas faculdades e imprensa. Espera-se, com isso uma melhor aplicação do que prevê a constituição cidadã. E assim, manter o corpo biológico funcionando perfeitamente.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde