O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Habitação no Brasil

Funcionando conforme a primeira lei de Newton, a lei da inércia, a qual afirma que um corpo tende a permanecer em seu movimento até que uma força atue sobre ele, o mudando de percurso, a carência de habitação para todos é um contratempo presente na sociedade brasileira. Com isso, em vez de funcionar como a força suficientemente capaz de alterar a rota deste problema, rumo à extinção, a combinação da pobreza no país aliado ao grande número de propriedades sem função social contribui com a situação atual.
É válido ressaltar, a princípio, que dos 22 milhões de brasileiros que não possuem residência, 90% vivem com renda menor do que três salários mínimos por mês. Em vista disso, como uma alternativa de solucionar essa situação, foram desenvolvidos programas habitacionais desde a ditadura militar no Brasil. Porém, o mais recente e que vigora até o momento, é o "Minha Casa Minha Vida", criado pelo governo Lula, mas que, de modo geral, ainda não atende pessoas em extrema pobreza, e excluem, portanto, quem mais necessita.
Ainda convém lembrar que o Brasil, cujo déficit habitacional está equilibrado com países como Índia e África do Sul, possui uma Constituição Federal que assegura o direito de propriedade privada, desde que essa cumpra uma função social. Contudo, em 2014, somavam-se 7 milhões de propriedades desocupadas no país, e que, devido às circunstâncias, são alvos de movimentos populares que reivindicam seu direito à moradia, através de ocupações. Em Nova Iorque, por sua vez, isso não acontece, já que prédios velhos e desocupados são restaurados pela prefeitura para abrigar moradores de rua e pessoas de baixa renda.
Torna-se evidente, portanto, a necessidade de uma tomada de medidas que solucionem o alto déficit habitacional brasileiro. Por conseguinte, cabe ao Governo Federal reformular o programa "Minha Casa Minha Vida", destinando maior parte dos financiamentos para as populações mais carentes e necessitadas, de modo que essas possuam adquirir sua casa própria. Ademais, uma parceria entre o Estado e Organizações Não Governamentais, como a "Breaking Ground", de Nova Iorque, é fundamental para que se inicie um trabalho de recuperação dos prédios abandonados, de forma a transformá-los em um abrigo digno para os indivíduos marginalizados. Só assim, será possível funcionar conforme a força descrita por Newton e mudar o percurso do problema da permanência para a extinção.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!