O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Habitação no Brasil

Inconstitucional
O Brasil, segundo o IBGE é um dos 10 países mais desiguais do mundo e, portanto ,o déficit habitacional é uma de suas características. A moradia é, para muitos, uma luta diária sem sucesso, por mais que esse direito seja garantido pela constituição nacional. Isso é extremamente contraditório e deve ser solucionado.
Em nosso país, segundos dados do IBGE, há um déficit de habitacional maior que de 7,7 milhões. Logo, deve-se notar que o governo está inteiramente ligado a esse problema, uma vez que, não cumpre seu dever de garantir os direitos constitucionais à todos os cidadãos. Portanto, o principio de Igualdade do Iluminismo é mantido na teoria e não desejavelmente na prática.
Devido a esse fator, os desabrigados buscam moradias, mesmo que estejam em condições precárias. Um exemplo disso, foi o recente caso do prédio sem estrutura adequada, que acabou pegando fogo e desabando, o qual era ocupado por quase 400 pessoas que buscavam habitação. Isso demonstra o risco que esse problema pode ocasionar.
Além disso, é importante ressaltar que esse entrave advém do desequilíbrio econômico e social que a Nação possui. Desde o ??descobrimento?? do Brasil, uma pequena minoria elitista nomeada pelo monarca português possuía terras, os demais eram marginalizados e excluídos. No entanto esse fator desigual ainda perpetua em pleno século XXI.
É evidente, portanto, que devemos adotar meios para solucionar esse entrave e que visem a construção de um país melhor. Para que isso ocorra, o governo deverá criar projetos que possibilitem a doação de moradias para a comunidade carente e que proporcionem a diminuição o déficit habitacional. Ademais, instituições, como ONG?s, devem promover campanhas que amparem as pessoas abrigadas em condições insalubres e que permitam uma melhoria na vida dessas pessoas. Com isso, teremos um país menos desigual.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!