O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Gravidez na adolescência

Em média, a prática do sexo tem início entre 13 e 15 anos e pode trazer consigo o risco de uma gravidez na adolescência, um grande desafio enfrentado na sociedade brasileira atual.
A gravidez na adolescência está fortemente ligada ao início precoce da vida sexual, seja o ato consentido ou por violência sexual. Tendo em vista o atual cenário brasileiro, é notório grande estímulo para sua prática por meio de músicas, muitas vezes cantadas por adolescentes, pela mídia e por pouca ou nenhuma orientação dada a esses jovens.
No ano de 2013 a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostrou que o Brasil possuía 5,2 milhões de meninas entre 15 e 17 anos, e delas 414.105 tinham pelo menos um filho. Deste grupo, cerca de 257.312 mil adolescentes não estudavam nem trabalhavam, tendo como consequência a perpetuação dos ciclos de pobreza, desigualdade e exclusão - prejudicando também o desenvolvimento da criança.
A falta de orientação no âmbito familiar é algo recorrente, muitas vezes por receio ou vergonha dos familiares em falar sobre o assunto. E nas escolas, não há grande preocupação em orientá-los, abordando matérias relacionadas à sexualidade apenas nos últimos anos letivos do Ensino Médio, quando a vida sexual dos alunos já iniciou.
Tendo isso em vista, é necessário que o Governo Federal implemente no ensino uma matéria com educação integral em sexualidade, que aborde o tema desde o Ensino Fundamental 2, no qual os alunos possuem entre 12 e 14 anos. Havendo, também, a visita de profissionais da saúde nessas escolas para dialogar com os alunos e responsáveis, estimulando-os a falar sobre o assunto com seus filhos e orientando como fazê-lo; assegurando acesso às ações de saúde sexual, como métodos contraceptivos.
A melhor forma de enfrentar esses desafios é por meio de uma orientação franca quanto aos cuidados que devem ser tomados durante a relação sexual, como o uso de preservativos para prevenir a exposição a doenças e na prevenção da gravidez, com auxílio de anticoncepcionais. Assim, o adolescente terá maturidade e conhecimento suficiente para vivenciar essa nova etapa de sua vida.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!