O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Gravidez na adolescência

Preocupante. Este é o cenário brasileiro em relação ao grande número de adolescentes gravidas. Pesquisas do Banco Mundial indicam que mesmo com a diminuição dos casos de gravidez precoce no Brasil, o país está entre as 50 nações com mais casos de gestante entre os jovens. Essa realidade é causada muitas vezes, pela falta de conversa com os pais, muitas adolescentes se prostituem e não existe a devida educação sexual.
As jovens que tem atividade sexual ativa não tem a devida conversa com os pais, por questão de medo elas se mantem caladas. A maioria dos casos de gravidez por adolescentes acontece sem nenhum planejamento, muitas vezes a jovem sofre violência sexual. Por isso que muitas adolescentes não contam, pelo medo das represálias.
Em segundo plano a questão da prostituição está ligada a gravidez precoce, porque para muitas adolescentes esse é o único caminho para fugir da pobreza. O Brasil ainda é um país com grandes desigualdades sociais, muitas jovens encontram-se na linha da miséria e são seduzidas pelo dinheiro a se prostituirem. Essa razão gera um aumento ainda maior nos índices de gravidez.
Ha de-se ressaltar também, que a educação sexual ensinada pela escola e pelos pais é pouco ampla. Segundo Immanuel Kant ''o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele''. O que muitas escolas ensinam é somente a parte biológica, sem refletir sobre a problemática social e os pais só estão preocupados na jovem não contrair uma DST. Por causa dessa educação errada existem meio milhão de jovens sendo mães.
Torna-se evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas para impedir que esse problema se perpetue. O governo deve criar uma campanha publicitária que seja direcionada aos pais, para que haja uma melhor conversa sobre sexualidade. A família deve evitar que a jovem se prostitua através de uma melhor educação sexual e mantendo a adolescente na escola. Só assim pode-se evitar que a criança, jovem ou adolescente perca a sua infância.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!