O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Gravidez na adolescência

No interior dos Navios Negreiros, meio pelo qual transportavam os escravos, muitas jovens tinham seus filhos precocemente, pois não havia nenhum meio de prevenção. Atualmente, no Brasil, esse cenário se repete e muitas jovens têm tido filhos antes da idade correta o que prejudica no desenvolvimento econômico do país, fazendo-se necessário medidas que resolvam a questão.
Segundo Martin Luther King:"Toda hora é hora de fazer o que é certo". Entretanto, no Brasil isso não se cumpre visto que pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010, 12% das adolescentes de 15 a 19 anos possuíam pelo menos um filho sendo em sua maioria adolescentes negras e de baixa renda. Mesmo existindo programas do governo que ajuda a diminuir o índice de natalidade na faixa etária de 12 a 19 anos, os números ainda não reduziram favoravelmente, prejudicando o desenvolvimento da economia brasileira.
No entanto, existem alguns problemas que dificultam a resolução do impasse. A falta do acesso às ações e os imsumos de saúde sexual e reprodutiva como preservativo e contraceptivos, contibue para o aumento da gravidez na adolescência. Ademais, muitas adolescentes não têm acesso à informação adequada sobre a saúde sexual e reprodutiva.
Portanto, medidas são necessárias para resolver a problemática. O Governo Federal deve disponibilizar em grande quantidade, preservativos, destinados em sua maioria para as comunidades periféricas. Além disso, o Ministério da Saúde deve ministrar pelestras nos postos de saúde do Brasil, principalmente nas comunidades com índice maior de pobreza, alertando aos adolescentes e jovens sobre a importância do uso de preservativos a fim de se ter adolescentes mais conscientes e compromissados com a saúde sexual.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!