O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Gravidez na adolescência

No filme brasileiro "Confissões de Adolescente" dirigido por Daniel Filho, a personagem "Alice" decide realizar a sua primeira relação sexual com o namorado. Entretanto, o casal não toma as devidas precauções, o que resulta em uma gravidez indesejada. A maternidade juvenil abordada na obra é uma reflexão sobre a realidade de diversos adolescentes. Determinada questão torna-se mais frequente devido à ausência de conversas entre pais e filhos, além das pressões para que o jovem inicie suas relações íntimas, ocasionando assim uma gravidez prejudicial à vida escolar, e o preconceito contra mães adolescentes.


Nesse sentido, será de relevância destacar os possíveis fatos fomentadores. O tabu presente nas famílias dificulta a ocorrência de diálogos entre adolescentes e seus responsáveis sobre a prática sexual, dessa maneira os jovens não têm a orientação precisa sobre o conceito de sexualidade e os cuidados indispensáveis a serem tomados, também não possuem o apoio psicológico necessário para o início da fase de amadurecimento. Outrossim, a imposição por parte dos amigos e até mesmo dos parceiros para que o indivíduo inicie sua vida sexual, proporciona uma relação sem planejamentos e preparações. Consequentemente, ocorre uma gravidez precoce que interrompe o desenvolvimento acadêmico, e causa uma discriminação social contra meninas gestantes. Tal situação é descrita por Isabel Vieira no livro "E agora, mãe?", em que a garota "Jana" engravida aos 14 anos, e é obrigada a abandonar os estudos. A menina também enfrenta o desprezo de suas amigas por ser considerada uma má companhia. Além disso, uma pesquisa realizada pela enfermeira Ana Luiza Vilela, revela que 55,1% das mulheres acham que os amigos podem na influenciar na iniciação sexual.


Evidências como essas, apontam as exigências como órgãos impulsionadores, já que o adolescente não se vê preparado para iniciar o ato sexual, todavia decide fazê-lo por justificativa de que todos os seus amigos já perderam a virgindade, portanto deve se igualar a eles para não ser considerado o mais retrógrado. As cobranças também podem ser feitas por namorados ou parceiras que já tiveram experiências anteriores, e passam a exigi-las no relacionamento. Fato que foi colocado em evidência pela empresária Kloe Kardashian, que confessou ter iniciado suas práticas sexuais em decorrência das frequentes cobranças do namorado. Demonstrando assim que adolescentes são influenciados por outras pessoas para tomarem decisões em seus aspectos corporais, dessa forma os jovens iniciam uma atividade precoce, sem orientação de profissionais sobre os métodos contraceptivos, resultando em uma gravidez não planejada.


Em suma, será de grande necessidade um conjunto de medidas eficazes que orientem a geração juvenil do século XXI. Assim, questões de repressão familiar, e a incompreensão partida de amigos poderão ser controladas, evitando casos de gravidez que afetam a estrutura de vida da sociedade pubescente, como aconteceu com a personagem "Alice". O Ministério da Educação deve incentivar palestras escolares e reuniões letivas, com a participação de pais, professores e psicólogos, para que se coloque em evidência a utilidade do diálogo entre familiares e filhos sobre sexo. Também será de interesse que o próprio Ministério financie projetos em escolas públicas, de modo que sexólogos juntamente a ginecologistas possam ministrar aulas de saúde, ressaltando o conceito de sexualidade, métodos contraceptivos e autonomia de decisões relacionadas ao corpo, objetivando alertar os alunos sobre a importância da prevenção e liberdade de decidir sobre aspectos íntimos. Será obrigação do Ministério da Saúde reforçar postos e hospitais públicos, de modo que forneçam contraceptivos mais diversificados, e atendimentos ginecológicos, com intuito de auxiliar meninas grávidas, e facilitar a aquisição de anticoncepcionais.



Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!